Sophia @princesinhamt
Política

Filipe Martins afirma: ‘Não há o que delatar’ – Entrevista Exclusiva

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, negou boatos de que faria uma delação premiada. Ele segue preso sob a alegação de ter viajado para os Estados Unidos em dezembro de 2022, embora jamais tenha saído do país naquela data.

De acordo com informação obtida com exclusividade por , o ex-assessor rejeitou o que classificou como criação de novas narrativas apenas para ganhar abonos. “Não haverá delação, pois não há o que delatar”, disse. “Não vou inventar uma história porque alguém quer ouvi-la. Como dizia Sócrates: é preferível sofrer uma injustiça do que cometer uma para se livrar de outra.”

A declaração foi transmitida por seu advogado, Ricardo Scheiffer, depois de a Veja revelar um áudio em que Mauro Cid pareceria confessar a fragilidade de sua delação, entregando às autoridades informações que lhe pedem, porque “o é a lei”. Recentemente, o ex-desembargador Sebastião Coelho uniu-se a Scheiffer na de Filipe Martins.

Cid foi preso pela segunda vez depois de o ministro Alexandre de Moraes afirmar que suas declarações representavam obstrução de Justiça.

Como reportou, a companhia aérea Latam já confirmou, em nota e também em ofício encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, . Para a defesa, isso mostra sua permanência no país, ao contrário da acusação.

.

Na dúvida, Filipe Martins segue preso preventivamente tendo como única acusação uma suposta evasão para os EUA.

Especialistas em Direito Penal consultados pela , falando sob condição de anonimato, afirmam que a atitude viola o princípio da dúvida favorável ao réu e que “se há dúvidas sobre a suposta evasão, Martins deveria aguardar qualquer nova diligência em liberdade, sob pena de a prisão alargar-se indefinidamente”.

O ex-assessor foi preso na casa da esposa, em Ponta Grossa, Paraná, a quase 7.000 quilômetros de distância de Orlando, Flórida, sem ter passado pelo rígido controle imigratório americano.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.