Conteúdo/ODOC – O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD-MT), parabenizou Flávio Dino pela ascensão ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse de Dino aconteceu nessa quinta-feira (23).
Fávaro era colega de Governo dele, visto que Dino também integrava o Governo Federal como ministro da Justiça de Lula. “Parabéns ao mais novo ministro do STF, Flávio Dino. Que sua experiência e compromisso com a Constituição da República, com a Justiça e com os valores sociais sejam sempre o norte da sua dedicação no novo desafio”, disse Fávaro.
A escolha de Flávio Dino foi rodeada de polêmicas, por conta da sua relação de proximidade com Lula há décadas. Ele ocupou a cadeira deixada pela ministra Rosa Weber e até mesmo parte da base apoiadora do presidente cobrava a escolha de uma mulher para o posto.
Anteriormente, Lula já havia indicado seu advogado pessoal, Christiano Zanin, para outra cadeira no STF – o que também ficou norteado de polêmica.
Com a indicação de Dino, a Suprema Corte passa a ter 4 ministro indicados por Lula, de um total de 7 pelos governos do PT.
Veja quem indicou cada ministro
Luís Roberto Barroso – indicado por Dilma Rousseff
Edson Fachin – indicado por Dilma Rousseff
Gilmar Mendes – indicado por Fernando Henrique Cardoso
Cármen Lúcia – indicada por Lula
Dias Toffoli – indicado por Lula
Luiz Fux – indicado por Dilma Rousseff
Alexandre de Moraes – indicado por Michel Temer
Nunes Marques – indicado por Bolsonaro
André Mendonça – indicado por Bolsonaro
Cristiano Zanin – indicado por Lula
Flávio Dino – indicado por Lula
Fonte: odocumento