A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue crescente na cidade de São Paulo. É o que mostra o mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas.
Conforme o material divulgado na última sexta-feira, 19, 47,9% dos eleitores paulistanos afirmam que desaprovam a atual administração à frente do .
Dessa forma, a desaprovação do atual governo federal encostou na aprovação, que surge com 48,7%. Além disso, 3,4% dos entrevistados na cidade de São Paulo não souberam responder ou não quiseram opinar.
Na pesquisa anterior, em junho, o indicador de rejeição à gestão federal estava 46,9%. Ou seja, avançou exatamente um ponto porcentual de um mês para o outro.
O crescimento da desaprovação do governo Lula não se deu, contudo, apenas de junho para julho. No decorrer dos últimos cinco meses, a rejeição à administração petista evoluiu exatamente seis pontos porcentuais na capital paulista.
De acordo com o levantamento do Paraná Pesquisas na cidade de São Paulo em fevereiro, a desaprovação ao governo Lula estava em 41,9%. O mesmo indicador, a saber, subiu para 43,6% em março. Já conforme a pesquisa do início de maio, a rejeição chegou a 45%. No fim do mesmo mês, o porcentual estava em 45,7%.
No mesmo levantamento, o instituto também mapeou o nível de avaliação da gestão petista na capital paulista. Nesse sentido, 29,2% dos entrevistados consideram como péssima a administração federal. Enquanto isso, 25,9% responderam regular. Boa (22,5%), ótima (12%) e ruim (8,7%) completam a lista. Além disso, 1,7% não soube ou não quis responder.
A parcela de quem vê o Executivo federal como péssimo também segue tendência de alta na cidade de São Paulo. Em fevereiro, de acordo com o Paraná Pesquisas, o porcentual estava 23,4%. Na sequência, a saber, teve os seguintes registros:
- 27% (março);
- 24,4% (início de maio);
- 28,7% (fim de maio); e
- 28,3% (junho).
Para o Partido dos Trabalhadores (PT), o aumento da desaprovação e de quem considera o governo Lula como péssimo não foram os únicos problemas presentes no mais recente levantamento do Paraná Pesquisas na capital paulista. Postulante à Prefeitura de São Paulo pelo Psol, mas com apoio formal do PT, o deputado federal entre os eleitores do município. Conforme a pesquisa, 31% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam nele.
Com 9,3 milhões de eleitores, a cidade de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país.
Para mapear o nível de desaprovação do governo Lula na cidade de São Paulo, o Paraná Pesquisas entrevistou 1,5 mil eleitores em potencial, de 14 a 17 de julho. De acordo com o instituto, a margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. Por fim, a empresa informa que registrou a pesquisa no , com SP-06862/2024 como protocolo de acompanhamento.
Fonte: revistaoeste