Sophia @princesinhamt
Política

Deputados preparam pedido de impeachment de Lula por declaração polêmica sobre Israel

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Parlamentares da oposição decidiram apresentar um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao menos 30 deputados já assinaram o pedido.

Na manhã deste domingo, 18, o petista comparou a contraofensiva de Israel em Gaza ao Holocausto perpetrado por Adolf Hitler, na Segunda Guerra Mundial.

“Eu e alguns parlamentares estamos preparando um pedido de impeachment do Lula, com base nas suas atitudes hostis ao Estado de Israel”, escreveu a deputada federal (PL-DF), no Twitter/X. “É inadmissível o vexame a que Lula está submetendo o Brasil, país que tanto contribuiu para a fundação do Estado de Israel.”

O pedido tem como fundamentado a Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/1950), que estabelece, no artigo 5º, como conduta passível de perda de mandato, “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo de guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Segundo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), a fala de Lula “pode trazer sérias consequências para o povo brasileiro”. 

Na manhã deste domingo, Lula comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido pelo regime nazista. A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva de imprensa na Etiópia.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico”, comentou o petista. “Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.”

Lula respondia uma pergunta sobre a decisão de países ocidentais de cortar verbas para a agência de refugiados palestinos das Nações Unidas (UNRWA), acusada por Israel de envolvimento nos atos terroristas de 7 de outubro. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.