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Política

Deputado pretende questionar ministro sobre gastos de R$ 7 milhões em pesquisas de popularidade de Lula

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O deputado federal Evair de Mello (PP-ES) quer convocar o ministro da de Comunicação Social (Secom), , para explicar os gastos de R$ 6,8 milhões com pesquisas de popularidade sobre a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O parlamentar protocolou um requerimento de convocação na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que será comandada por um deputado da federação do PT. O colegiado, no entanto, ainda não foi instalado.

A empresa que faz as pesquisas é o de Pesquisa de Relações Internacionais, que pertence ao grupo FSB Comunicação. A organização possui outros contratos com a Secom que somam quase R$ 23 milhões, o que incluiu operação de consultoria, relações públicas e assessoria.

Segundo o , a começou em março de 2022 e deve continuar até 1° de abril. Ao todo, o contrato soma R$ 75 milhões. Entre 2022 e 2023, a FSB recebeu R$ 10,2 milhões em contratos com o Fundo Nacional da Saúde e o .

Os resultados dos estudos contratados pelo governo são mais favoráveis ao do que os de outros levantamentos.

“O Ipri apontou um índice de aprovação superior, enquanto as pesquisas da AtlasIntel e da Genial/Quaest indicaram uma redução na aprovação do presidente”, argumentou o deputado no . “A pesquisa da AtlasIntel mostrou uma queda na aprovação para 47% e um aumento na reprovação para 46%. Já a Genial/Quaest reportou uma aprovação de 51% e uma reprovação de 46%, segundo informações da .”

Fonte: revistaoeste

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