Sophia @princesinhamt
Política

Decisão de Moraes anula multas da Receita Federal para Globo e artistas

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes derrubou as decisões da que aplicavam multas contra a TV Globo e artistas do canal. O órgão entendeu que houve sonegação de impostos nos contratos de pessoa jurídica (PJ) com a empresa. A decisão da Corte ocorreu na última quarta-feira, 21, e está sob segredo de Justiça.

Nos últimos anos, a Receita distribuiu multas milionárias e autuações a artistas em razão da suposta sonegação de impostos. Isso porque a contratação de determinados profissionais com a Globo é de modelo PJ.

Conforme avaliação de Moraes, os débitos tributários do Fisco, depois de análise que concluiu a irregularização na relação contratual, ferem precedentes do tribunal. Para o ministro STF, deve haver possibilidade de “vínculos distintos da relação de emprego”, que vão além da carteira assinada.

Não é a primeira vez que a Globo conquista decisão favorável no STF. Em outubro de 2023, o ministro Cristiano Zanin deu razão à emissora e aboliu uma decisão da Receita, que havia confiscado os contratos de artistas, jornalistas, e diretores com o canal de televisão. Os ministros da 1ª Turma do Supremo acompanharam a votação.

Para o funcionário de modelo PJ, a porcentagem de impostos a pagar fica entre 4% e 15%. Em contrapartida, o modelo de carteira assinada, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), recolhe 27,5% de Imposto de Renda. Portanto, a Receita avaliou que os artistas alvo das autuações deixaram de pagar os tributos.

Segundo as autoridades fiscais, os contratos PJ para a área artística (atores, diretores de programas, apresentadores, e outros) escondem um suposto vínculo de emprego. Portanto, configuraria como sonegação de tributos.

Moraes globo artistas Receita Federal - À esquerda do leitor, Mateus Solano, Susana Vieira, e Tony Ramos. Todos são alvo da Receita Federal | Foto: Montagem Revista Oeste/Reprodução/Redes sociais
À Esquerda, O Ator Mateus Solano; Ao Meio, A Atriz Susana Vieira; À Direita, Tony Ramos. Todos Têm Seus Contratos Alvo De Multas Da Receita Federal | Foto: Montagem Revista /Reprodução/Redes Sociais

Nos casos de Zanin, os artistas autuados pela Receita Federal, mas beneficiados pelo STF, foram Reynaldo Gianecchini, Deborah Secco, Maria Fernanda Cândido, Susana Vieira e Irene Ravache. Já Moraes derrubou as decisões da Receita contra Tony Ramos, Marcos Palmeira, Mateus Solano, Denise Saraceni, Mauro Mendonça Filho e a jornalista Renata Lo Prete.

A Globo prestou queixa ao STF sobre a medida da Receita, e a Corte acatou ao pedido da empresa de comunicação. Conforme a defesa da emissora, as autuações do Fisco “desafiam a autoridade” do Supremo.

O argumento se refere à Ação Declaratória de Constitucionalidade 66, julgada em dezembro de 2020. Nela, o STF decidiu que é constitucional e lícita a utilização de pessoas jurídicas para reduzir encargos fiscais, previdenciários e trabalhistas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.