A disputa pela prefeitura da capital do Amazonas, Manaus, foi para o segundo turno. Na corrida pela reeleição, o prefeito David Almeida (Avante) enfrenta Capitão Alberto Neto (PL).
David Almeida (Avante), 55 anos, conquistou 32,1% dos eleitores e Capitão Alberto (PL), 42 anos, teve 24,9% dos votos, com 99,6% da urnas apuradas na capital do Amazonas.
Bacharel em direito, David Almeida iniciou a carreira política aos 27 anos. Ele foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006. O segundo mandato foi em 2010 e o terceiro em 2014.
Como parlamentar, ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas de 2017 a 2018. No cargo, ele chegou a assumir como governador interino do Estado entre maio e outubro de 2017, depois da cassação de José Melo de Oliveira e seu vice pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em maio de 2019, saiu do Partido Socialista Brasileiro e filiou-se ao Avante.
Natural de Fortaleza (CE), Capitão Alberto Neto se elegeu deputado federal em 2018, cargo para o qual foi reeleito em 2022. Formando em direito, atuou como sargento controlador de voo da Aeronáutica e, posteriormente, tornou-se policial militar. Em março, recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para participar da disputa.
Fonte: revistaoeste