Sophia @princesinhamt
Política

Dama do Tráfico, conhecida como ‘presidente de ONG’, revela sua história em entrevista exclusiva para a Globo

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico” por ser mulher do chefe do Comando Vermelho no Amazonas, foi entrevistada pela Globo como presidente de organização não governamental (ONG) em 2 de maio de 2022. 

A Dama do Tráfico é casada com , conhecido como “Tio Patinhas”. Ele foi condenado há 31 anos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Luciane foi condenada a dez anos de por associação ao tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Luciane é presidente da , voltada para o sistema prisional. A ONG é apontada pela Polícia Civil como instrumento para lavar dinheiro do tráfico do Comando Vermelho. A polícia disse que a ela tem como “objetivo perpetuar a existência da facção criminosa e obter capital político para com o Estado”.

Dama do Tráfico foi entrevistada pela Globo como militante dos direitos dos presos

Dama do TráficoDama do Tráfico
Luciane esteve em Brasília nos dias seis e sete de novembro para participar do Encontro de Comitês e Mecanismo de Prevenção e Combate à | Foto: Reprodução/Instagram/associacaoliberdadedoam

Na época da reportagem, uma menina de 4 anos teve a mão lesionada numa máquina de raio-X quando foi visitar o pai, detento do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), em Manaus.

O Jornal do Amazonas 1ª Edição (JAM1) entrevistou a Dama do Tráfico como uma militante dos direitos dos presidiários e suas famílias. “A presidente de uma ONG que presta assistência a famílias de detentos, Luciane Barbosa, acompanha o caso”, disse a reportagem em sua versão no G1.

“Acho que ela foi mal instruída pela funcionária”, disse Luciane à Globo. “Poderia ter dito para levar a criança, que é menor de idade. Ela autorizou a mãe a desacompanhar a criança. A mãe entendeu que ela ia dar esse suporte e ela não deu.” A própria Dama do Tráfico divulgou a reportagem nas redes sociais.

Em 13 de novembro, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Luciane Barbosa Farias se reuniu com o governo Lula, em Brasília. Ela se encontrou com a do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Flávio Dino, ex- do Maranhão.

+ Leia mais notícias sobre Política em

A Dama do Tráfico também discursou em um evento do governo Lula, o 4º Encontro Nacional dos Comitês de Prevenção e Combate à Tortura e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura. Ela pediu o fim das revistas vexatórias para as visitas em presídios.

As passagens de ida e volta de entre Manaus e Brasília de Luciane foram pagas pelo , que também pagou três diárias para ela. A viagem saiu por R$ 5,9 mil para as contas públicas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.