A Confederação Israelita do Brasil (Conib) se manifestou a respeito da ideia propagada neste fim de semana por José Genoino. O ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) . Diante disso, a entidade lembrou o petista: o “antissemitismo é crime” no país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“A Conib repudia veementemente declarações do ex-deputado José Genoino”, afirmou a confederação, ao lembrar que o petista, que chegou a ser preso por causa de condenação no âmbito do Mensalão, também já foi parlamentar. “É uma fala antissemita.”
Em nota divulgada neste domingo, 21, a entidade lembra que promover boicotes contra judeus é uma característica de regimes totalitários. Como exemplo, a confederação citou o regime nazista, que controlou a Alemanha de 1933 a 1945. No período ocorreu o Holocausto, como ficou conhecido o genocídio contra o povo judeu, com mais de 6 milhões de mortes.
Por fim, a registrou seu temor até em nível internacional em decorrência de comentários como o feito por Genoino. A entidade lembrou que Israel — país de maioria judaica — está em guerra contra os terroristas do Hamas. O conflito se deflagrou depois que, em 7 de outubro de 2023, extremistas islâmicos invadiram o território israelense para matar, estuprar e sequestrar centenas de civis.
A ação por parte do Hamas vitimou brasileiros. . Michel Nisenbaum, por sua vez, — ele faz parte dos civis que seguem como reféns.
Mesmo assim, o governo brasileiro — sob comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — não considera o Hamas como grupo terrorista. Pelo contrário. A gestão petista na Faixa de Gaza, território palestino que serve como base para os extremistas islâmicos.
“A Conib mais uma vez apela às lideranças políticas brasileiras que atuem com moderação e equilíbrio diante do trágico conflito no Oriente Médio”, afirmou a entidade, em nota divulgada por meio das redes sociais. “Suas falas extremadas e em desacordo com a tradição da política externa brasileira podem importar as tensões daquela região ao nosso país.”
“O boicote foi a primeira ação coordenada do regime nazista contra os judeus na Alemanha”
A Conib não foi a única entidade a se manifestar por causa da proposta feita por Genoino contra os empresários judeus. A Federação Israelita do Estado de São Paulo () também repudiou a fala do ex-presidente do PT. E lembrou: tal afirmação vai contra a legislação brasileira e faz lembrar de um certo líder nazista.
“Além de criminosa, a fala antissemita de Genoíno remete à filosofia de Adolf Hitler”, afirmou a Fisesp, em nota de repúdio. “O boicote foi a primeira ação coordenada do regime nazista contra os judeus na Alemanha.”
Leia também: “Acusar Israel de ‘genocídio’ é uma vergonha para a humanidade”, artigo de Brendan O’Neill, da Spiked, publicado na Edição 200 da Revista Oeste
E mais: “O veneno antissemita”, por J. R. Guzzo
Fonte: revistaoeste