O presidente do , Luís Roberto Barroso, recebeu o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, na sede da Corte, na noite da quinta-feira 16.
Durante a reunião, Barroso e Qingqiao discutiram meios de combater a pobreza, falaram sobre as relações entre Brasil e China e trataram de tecnologia.
Qingqiao ressaltou ainda o suposto apoio de seu país e de empresas chinesas ao Rio Grande do Sul (RS), em virtude da tragédia provocada pela chuva.
Além de Qingqiao, participaram do encontro outros representantes da diplomacia nomeada pelo Partido Comunista da China, como o ministro Li Yongzhong.
Desde o início da crise no RS, Barroso enviou cerca de R$ 100 milhões para o Estado. A quantia é oriunda de depósitos judiciais.
O presidente do STF também recomendou aos tribunais de todo o país que transfiram os recursos recebidos de multas de processos criminais para a conta da defesa civil do RS.
“Os valores deverão ser repassados a entidades de assistência social previamente habilitadas e deverão ser utilizados em ações de auxílio às vítimas dos eventos climáticos ocorridos a partir de 24 de abril de 2024 nos municípios do RS”, disse Barroso.
Fonte: revistaoeste