O presidente reeleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 19, a indicação de Howard Lutnick para liderar o Departamento de Comércio em seu governo. Influente empresário planeja reformular as políticas comerciais do país.
Lutnick será responsável por implementar a promessa de campanha de tarifar os produtos importados, especialmente da China, que devem pagar 60%. A ideia do governo seria beneficiar a indústria norte-americana e alavancar a economia local.
Além de comandar o Departamento de Comércio, Lutnick também vai chefiar o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos. Em comunicado, Trump elogiou a contribuição de Lutnick como copresidente da equipe de transição Trump-Vance.
“Na sua função de co-presidente da equipe de transição Trump-Vance, Howard criou o processo e sistema mais sofisticado para nos ajudar a criar a melhor administração que a América já viu”, escreveu o presidente em seu anúncio.
Howard Lutnick, de 63 anos, nasceu em Long Island, Nova York, e é formado em economia pelo Haverford College, na Pensilvânia. Iniciou sua carreira na corretora Cantor Fitzgerald aos 22 anos e, depois de oito anos, tornou-se CEO da empresa.
Ele atua em Wall Street há mais de 30 anos. Atualmente, o economista também administra a corretora BGC Group, a agência de imóveis Newmark e a plataforma de transação econômica FMX.
Filantropo, o executivo é doador e integrante do Conselho de Administração do Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro e da Weill Cornell Medicine. Por sua atuação, Lutnick ganhou o Prêmio Distinguido de Serviço Público do Departamento da Marinha, a mais importante honraria dada a civis pela Marinha dos EUA.
Lutnick apoiou financeiramente Donald Trump, contribuindo com mais de US$75 milhões para sua campanha. Ele defende a implementação de tarifas sobre produtos estrangeiros, principalmente chineses, como forma de impulsionar a economia dos Estados Unidos.
Ele já propôs o uso de criptomoedas para o pagamento de impostos. Elon Musk elogiou as posições de Lutnick, destacando sua capacidade de “promover mudanças reais” na política comercial.
Com vasta experiência no setor financeiro, Lutnick é uma escolha estratégica de Trump para promover mudanças significativas na política comercial dos Estados Unidos. Sua nomeação alinha-se à visão do republicano de fortalecer as barreiras comerciais e proteger a indústria americana em um cenário global competitivo.
Fonte: revistaoeste