O ministro André Mendonça tomou posse nesta terça-feira, 25, como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na vaga deixada por .
Mendonça ficará no TSE até 2028. O ministro atuará na Corte nas eleições deste ano e na próxima eleição presidencial, em 2026.
Espera-se que os votos do juiz do TSE sejam mais técnicos e menos políticos.
Ao todo, o TSE conta com sete ministros: três vindos do Supremo Tribunal Federal, que se revezam a cada quatro anos; dois do Superior Tribunal de Justiça; e dois da advocacia.
A cerimônia foi curta, protocolar e não teve discursos, apenas a leitura do termo de posse. Diferentemente de atos como a chegada de um novo presidente do TSE, não houve buffet, tampouco o famoso rega-bofe de autoridades ao fim do ato.
Acompanharam o evento no auditório do plenário do TSE os ministros do STF Luís Roberto de Barroso, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Luiz Fux. O ex-ministro do tribunal e atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também acompanhou a solenidade, bem como o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias.
Fonte: revistaoeste