A Agência Nacional de Telecomunicações () está prestes a retirar o Twitter/X do ar, informou a jornalista Andreza Matais, neste domingo, 7, em reportagem no portal UOL.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, acionou as principais operadoras de telefonia e as deixou de prontidão. Agora, a companhia aguarda a ordem judicial que deve vir do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A agência deve cumpri-la assim que recebê-la.
A informação surge em um momento de tensão entre o dono do Twitter/X, Elon Musk, e Alexandre de Moraes. Desde a manhã do sábado 6, o bilionário sul-africano denuncia as tentativas de censura impostas pelo ministro a perfis brasileiros na plataforma.
.
A indagação de Elon Musk ocorre dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, .
Elon Musk volta a interpelar Alexandre de Moraes. Desta vez, o dono do Twitter/X quis saber a razão de a Justiça do Brasil ter determinado o bloqueio de perfis populares no país.
, indagou o empresário, referindo-se à decisão da Justiça.
Na mesma publicação, a plataforma alega ter sido forçada a bloquear os perfis. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, disse, ao acrescentar que está proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem.
Trinta minutos depois, .
“Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar o acesso ao X no Brasil”, escreveu o bilionário. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”
Elon Musk retira as restrições de perfis bloqueados no Brasil.
Fonte: revistaoeste