Durante a soltura do deputado (PL-ES), que ocorreu na última quinta-feira 7, aliados e colegas de partido compartilharam seus pontos de vista em falas exclusivas a .
, que havia sido expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do .
O deputado estadual (PL-ES) disse que a soltura do parlamentar é a ressurreição do Estado Democrático de Direito no Brasil.
“O que está acontecendo aqui no Espírito Santo hoje é um marco histórico, é a ressurreição do estado democrático de direito em nosso país”, disse Polese, a . “24 deputados do nosso Estado atropelaram uma decisão ilegítima do STF e reestabeleceram o respeito à constituição não só no Espírito Santo, mas em todo o Brasil”
O presidente da ala jovem do Partido Liberal (PL) na capital Vitória, , compartilhou da opinião do colega e falou que, em sua visão, o ministro é um “ditador”.
“Esse é um dia histórico para o Estado do Espírito Santo”, afirmou Lázaro. “A decisão da Assembleia culminou na liberdade do deputado depois de uma prisão totalmente arbitrária, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que pra mim é um ditador. Mas, apesar disso, nós não iremos desistir do Brasil e vamos seguir lutando pela liberdade, por Deus, pela Pátria e pela família.”
A presidente do , Valéria Tiotonio, disse que a soltura alegrava seu coração e relatou que, ao longo da prisão do deputado, as mulheres do partido se mobilizaram para fazer um “relógio de oração” em prol da liberdade de Assumção. “Fizemos relógio de oração e vigília em frente ao presídio para pedir a justiça a Deus”, contou Valéria. “O deputado é um gentleman, muito querido pelas mulheres do PL, e a prisão dele abalou a todas nós”.
Os pré-candidatos do partido também conversaram com a reportagem. O teólogo , que é pré-candidato a vereador em Vitória, afirmou que a Assembleia do ES teve coragem de fazer a justiça que a Câmara dos Deputados, em Brasília, não teve coragem de fazer com o ex-deputado federal Daniel Silveira. Para Neverton, os parlamentares tiveram uma atitude louvável e estabeleceram um exemplo a ser seguido em todo o Brasil.
, pré-candidato a prefeito de Piúma, no litoral sul do Estado, ressaltou as declarações dos colegas de partido e evidenciou o número de votos de Assumção, que é um dos deputados estaduais mais bem votados do ES. “É um ato importante para a democracia do nosso país”, disse Oliveira. “Felizmente, nosso deputado Capitão Assumção, eleito com quase 100 mil votos, agora está livre”.
Mesmo fora da prisão, Assumção está cumprindo algumas medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. Ele também não pode conceder entrevistas.
Capitão da reserva da Polícia Militar capixaba, Lucinio Castelo de Assumção cumpre seu primeiro mandato como deputado estadual. Antes, de 2009 a janeiro de 2011, foi um dos representantes do Espírito Santo na .
Ele foi preso na noite de 28 de fevereiro, em Vitória, a mando de Moraes. O ministro do STF afirmou que o deputado do PL foi responsável por “atentar contra o estado democrático de direito” e “fazer declarações virulentas nas redes sociais”. Os motivos, no entanto, não foram divulgados num primeiro momento. O mandado de prisão contra ele foi deflagrado por agentes da Polícia Federal.
Ao mandar prender Assumção, Moraes ignorou parecer da Procuradoria-Geral da República.
Fonte: revistaoeste