Por meio de uma publicação em seu perfil no Twitter/X, o ministro da , Jorge Messias, insinuou que a produção e a repercussão dos memes do “ministro Taxadd” são financiadas pelos “mais ricos”. A declaração foi publicada na quarta-feira 17.
Messias também disse que os mais pobres não financiariam a “fábrica de memes” e nem sequer gastariam recursos “atacando quem os defende”. “Vamos aprofundar a justiça fiscal com firmeza e correção”, afirmou.
Quem financia a indústria de memes? Seriam os mais humildes, contemplados na reforma tributária? Ou seriam os mais ricos, alcançados pela tributação depois de muitos anos de benefícios? Vale a reflexão. Acho que os mais pobres não gastariam seus recursos atacando quem os defende.… https://t.co/9BtKBdNuAm
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) July 17, 2024
Os memes que ligam o ministro da Fazenda, , ao crescente aumento de impostos têm viralizado nas redes sociais. De acordo com um . A contagem começou no início do ano.
A análise revela que esses termos ganharam destaque desde maio, período em que o Congresso e o governo federal discutiam a taxa de compras internacionais de até US$ 50. Neste caso, o setor vai ter uma alíquota de 20% a partir de agosto.
Mesmo com o sucesso do “ministro Taxadd”, o PT acredita que o novo apelido do ministro “não vai pegar”. Em um comunicado publicado nesta semana, o secretário de comunicação da sigla, Jilmar Tatto, afirmou que o meme não terá vida longa, pois Haddad será conhecido como “aquele que desonerou [sic]”.
Aumento de impostos.
Oferecimento lula da silva e pior prefeito da história de SP. pic.twitter.com/z8vE8ncDzb— Dama de Ferro (@DamaDeFerroTV) July 15, 2024
— xereca fumando ao som de me! 🇵🇸 (@ladirdointrcpt) July 13, 2024
Apoiadores e figuras próximas ao governo Lula têm condenado os memes e alegam que a grande repercussão das piadas com Haddad são impulsionadas por agências de marketing e integrantes do suposto gabinete do ódio.
Um dos memes do “Ministro Taxadd” foi parar em um outdoor na Times Square na tarde da terça-feira 16.
A imagem veiculada em um dos pontos da popular avenida de Nova York mostra uma montagem de Haddad caracterizado como “Taxa Humana”, um trocadilho em referência ao personagem Tocha Humana, do Quarteto Fantástico.
Um dos memes do ‘Ministro Taxadd’, apelido que liga o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ao crescente aumento de impostos, foi parar em um outdoor na Times Square na tarde desta terça-feira, 16.
A imagem veiculada em um dos pontos da popular avenida de Nova York mostra… pic.twitter.com/i1O8mZSSJZ
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 16, 2024
Em entrevista ao portal Poder360 publicada na quarta-feira 17, o vestibulando de economia afirmou que não esperava a grande repercussão e teve medo de represálias.
Ele desembolsou US$ 45 (aproximadamente R$ 250) pela exibição de 15 segundos na terça-feira 16, além de R$ 11,13 de IOF devido à transação internacional.
O estudante diz que agiu sozinho e apresentou comprovantes ao Poder360 para atestar que pagou integralmente pelo anúncio. Ele teve a ideia depois de ver um vídeo sobre a Times Square e a possibilidade de fazer anúncios no telão da empresa .
Inicialmente, Montan enviou uma coletânea de memes do ministro para serem exibidos, mas a empresa avaliou o material e não o aprovou. Posteriormente, ele escolheu o meme do “Taxa Humana”, adicionando o logotipo da Ancine para imitar um cartaz de filme.
“O humor é político. Ninguém pode negar isso. No fundo disso, existe uma insatisfação popular que talvez por meios tradicionais, como protestos, não tenha tanta força”, declarou.
Fonte: revistaoeste