Políticos, amigos e familiares de Dante de Oliveira ressaltaram, em sessão especial realizada nesta sexta-feira (26) no Senado Federal, a importância do fortalecimento da democracia no Brasil, processo que exige atenção e dedicação permanentes. A avaliação se dá em momento de homenagem à emenda das Diretas Já e ao seu autor, Dante de Oliveira. A emenda foi apresentada pelo então deputado federal em 1983 e derrotada em 25 de abril de 1984. Nesse período, mobilizou milhões de brasileiros em todo o país.
A homenagem foi proposta pelo senador Wellington Fagundes, que ressaltou a importância da emenda de Dante de Oliveira no processo de consolidação das liberdades democráticas no país ao pedir o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República. “Dante de Oliveira nos orgulha por seu desprendimento e sua liderança”, disse o parlamentar. “Não foram poucas as vezes que ouvi Dante contar sobre seus sonhos de ver Mato Grosso e o Brasil avançar na direção de uma sociedade mais justa, onde todos pudessem viver em liberdade e no pleno exercício da democracia”.
Para o parlamentar, as manifestações que tomaram conta do Brasil foram verdadeiras celebrações de esperança, unidade e resiliência.
A família lembrou a liderança de Dante de Oliveira, que voltou do Rio de Janeiro, depois de se formar em Engenharia Civil, e resolveu envolver-se em demandas sociais e políticas que o levaram a ser deputado estadual, prefeito de Cuiabá, deputado federal, ministro da Reforma Agrária e governador de Mato Grosso.
Dante nasceu em Cuiabá em 6 de fevereiro de 1952 e faleceu em 6 de julho de 2006.
A sessão especial contou com o Hino Nacional interpretado por Fafá de Belém e depoimentos do senador Chico Rodrigues, dos ex-senadores Márcio Lacerda, Antero Paes de Barros e Valdir Raupp, os deputados estaduais Wilson Santos e Carlos Avallone, o ex-deputado federal Domingos Leonelli, do presidente do Instituto Dante de Oliveira, Leonardo Oliveira, da mãe, Maria Benedita, da irmã, Inês de Oliveira, da deputada federal Lídice da Mata e da viúva de Dante de Oliveira, Thelma de Oliveira, da jornalista Dora Kramer. No encerramento, foi apresentado o trailer do filme “A primavera de Dante”, realizado pela Amiscin e o produtor cultural Paulo Traven. O filme ainda deve ser lançado no circuito comercial.
Fonte: odocumento