A injeção vitamínica aplicada na gestante, Elaine Ellen Ferreira Vasconcelos de 32 anos, que morreu nesta terça-feira (4), logo após tomar o medicamento em uma farmácia do bairro Tijucal em Cuiabá, era contraindicado para gestantes.
A fisioterapeuta morreu de choque anafilático após passar mal. O bebê também não resistiu.
No dia, a mãe e o marido da vítima acionaram o Samu para resgatar a gestante, que estava em parada cardiorrespiratória. Na ocasião foram realizados todos procedimentos de reanimação.
Foi orientado que a vítima fosse encaminhada para a maternidade Santa Helena com objetivo de salvar a mãe e o feto. Ao chegar à unidade de saúde a vítima foi encaminhada para UTI, porém sem êxito na reanimação da gestante e também constatada a não existência de sinais vitais na criança.
Na farmácia, foi informado que a vítima foi até o estabelecimento para tomar a medicação, pois estava com sintomas gripais e queria aumentar a imunidade em razão da gravidez. O medicamento tomado pela gestante foi apresentado pelas proprietárias da farmácia, sendo recolhido uma caixa do produto usado pela vítima.
Na bula do medicamento consta ainda que em caso de gravidez um médico deve ser informado do uso do complexo vitamínico “na vigência do tratamento ou após o seu término.” A orientação também serve para quem está amamentando.
Conselho Regional de Farmácia se posicionou
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) informou através de nota, na noite desta quarta-feira (5) que não foi notificado acerca do caso da gestante.
Apesar disso, o CRF garantiu que uma equipe para apurar as informações já foi acionada e em breve, serão divulgados os devidos esclarecimentos sobre o óbito.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews