Sophia @princesinhamt
Notícias

Videoarte revive Macunaíma em solos do cerrado mato-grossense

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

A irreverência da personagem símbolo do movimento antropofágico está sendo reatualizada em solos cuiabanos e chapadenses, por meio do videoarte “Macunaíma Pop do Cerrado”.

Selecionado no edital Audiovisual, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o material une a tecnologia do às expressões artísticas, trazendo conceitos do naturalismo fantástico, afrofuturismo e distopia.

As captações de imagem ocorreram neste mês de dezembro, em locações no cruzamento de duas avenidas centrais de Cuiabá e no cerrado de Chapada dos Guimarães. A previsão é que o trabalho seja lançado em março ou abril do próximo ano. 

Na versão mato-grossense, Macunaíma é rasgado pelas reexistências seculares de indígenas, negros, ribeirinhos e populações rurais, além também de corpos em transição e fluidez de gênero que se manifestam no cerrado, segundo maior bioma brasileiro. 

Conforme a produtora executiva do projeto, Ju Queiroz, o videoarte traça um paralelo entre o processo de branquitude da personagem na obra original de Mário de Andrade e a transição de gênero presente na obra mato-grossense. 

“O Macunaíma apresentado no videoarte está liberto do processo de branquitude, abrindo novas possibilidades de sentir e afetar”, explica.

A produção do videoarte é coordenada pelo trio de artistas independentes, Ju Queiroz (produtora executiva e diretora de fotografia), Sol Ferreira (diretor) e Rodrigo Zaiden (roteirista e codiretor).

O projeto conta ainda com a expertise de filmagem e edição de Henrique Santian, direção de produção de Paula Dias e atuações da multiartista primaverense Alice Anayumi e do carioca radicado em Campo Grande (MS), Felipe Lourenço. 

(Com informações da Assessoria de Imprensa do projeto)

2024 word3

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da secretaria adjunta de Assistência Social (SAAS), inicia nesta semana as atividades de apoio técnico individualizado às Gestões Municipais de Assistência Social por meio de videoconferências e de atendimentos presenciais.

De acordo com a secretária interina, Grasielle Bugalho, essa atividade tem a finalidade de assessorar tecnicamente o município no que tange as demandas imediatas de gestão e operacionalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas), para o aprimoramento e a qualificação da oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais. No ano de , foram atendidos 101 municípios, 194 apoios realizados e aproximadamente 585 profissionais do Suas orientados.

O apoio técnico acontecerá duas vezes na semana, preferencialmente às terças e quintas-feiras (das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00) de forma presencial na sede da Secretaria Adjunta de Assistência Social, e por videoconferência através da plataforma Google Meets. A sede da secretaria está localizada em novo endereço, localizado na rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, Lote 285, bairro , em Cuiabá.

Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (65) 3613-5711/ 3613-5794/ 3613-5793/ 3613-5770 e por e-mail: [email protected]

Para fazer o agendamento do atendimento presencial, acessar o link do formulário:

https://forms.gle/xyQUgQxqB5QMT2xi8

A equipe da SAAS trabalha para definir o calendário de mais atendimentos. A agenda das atividades definidas para os meses de janeiro e fevereiro são as seguintes:

Janeiro

17/01/2023 – Alto Garças

18/01/2023 – Alto Araguaia

18/01/2023 – Poxoréu

24/01/2023 – Alta Floresta

26/01/2023 – Canarana

31/01/2023 – Poxoréu

Fevereiro

02/02/2023 – Tesouro

07/02/2023 – Nova Ubiratã

09/02/2023 – Pedra Preta

17/02/2023 – Alta Floresta

2024 word3

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá apreendeu 56 toneladas de cabos condutores de alumínio roubados de uma empresa no Industrial em um sítio, próximo ao bairro Pedra 90, e identificou os suspeitos de receptação.

Os materiais foram roubados na semana passada por dois criminosos armados que invadiram a empresa, renderam o vigilante deixando-o amarrado e trancado na guarita. Os criminosos roubaram 16 bobinas com cabos condutores de alumínio, que foram transportadas em caminhões que estavam do lado de fora.

2024 word3

Durante as investigações, uma equipe da Derf Cuiabá localizou no sítio as bobinas, que estavam sendo desmontadas. O dono da propriedade informou aos policiais civis que no dia 8 de janeiro uma pessoa lhe perguntou se poderia descartar alguns restos de madeiras no local e que foi combinado o valor de R$ 500. O dono do sítio informou ainda que, quando notou um grande de entrada e saída de caminhões da propriedade e teve conhecimento do tipo de material que estavam descarregando, pediu que a pessoa responsável retirasse as bobinas, pois o combinado era apenas o descarte de madeira.

A equipe identificou o endereço da pessoa que fez o depósito das bobinas, no bairro Jardim Botânico, em Cuiabá. Ele declarou à equipe de investigação que acompanhou a carga até o sítio e que ficou responsável por vender o produto roubado.

O suspeito disse que trabalha com venda de sucata e que tinha entrado em contato com o dono de uma empresa de reciclagem ofertando a carga roubada a R$ 11,50 o quilo. Na empresa de reciclagem, em Várzea Grande, os investigadores encontraram outra parte dos cabos e também conduziu o dono do local à delegacia.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.