Grupo do Whatsapp Cuiabá
Notícias

Veto sobre repouso a enfermeiros é derrubado em Assembleia

2024 word3

A Assembleia Legislativa derrubou o ao projeto do deputado estadual Lú Cabral (PT) que determina condições adequadas de repouso aos profissionais de enfermagem durante os plantões nas unidades de saúde públicas e privadas de Mato Grosso. O PL 204/23 foi vetado pelo governador e o veto foi derrubado na sessão de quarta-feira (26), por 16 a 5 votos. Agora o projeto vai ser promulgado pela Assembleia e se tornar lei. Lúdio comemorou a votação.

“É uma vitória. Derrubamos o veto e finalmente aprovamos em definitivo a lei que assegura condições adequadas para repouso das trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem. Os locais de repouso têm que ser destinados especificamente para o repouso dos profissionais de saúde, ser arejados, ter conforto térmico, ter mobiliário adequado, espaço adequado para a quantidade de profissionais, separação de ambientes por gênero e instalações sanitárias adequadas”, explicou Lúdio.

Durante a votação, os deputados Paulo Araújo (PP), Dr. João (MDB) e Sebastião Rezende (UB), que são membros da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, defenderam o projeto de Lúdio e destacaram a importância de os profissionais de enfermagem terem condições dignas de repouso para poderem realizar o trabalho nos hospitais.

“As enfermeiras e enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem geralmente trabalham em regime de plantão de 12 horas ou 24 horas ininterruptas. Por isso, a prevê tempo para repouso durante o plantão. O local de repouso não pode ser um ambiente improvisado. Nós vistoriamos árias unidades hospitalares com a Comissão de Saúde e identificamos situações muito precárias de repouso, inclusive no Estadual Santa Casa, em Cuiabá”, afirmou Lúdio.

Lúdio, que é da rede pública de saúde há 27 anos, observou que os profissionais de enfermagem precisam estar em boas condições de saúde para prestar atendimento de qualidade aos pacientes, preparar os e aplicar nos pacientes. “Cabe a nós e às instituições que atuam em defesa dos profissionais de enfermagem fiscalizar a aplicação dessa lei em unidades hospitalares públicas e privadas. Garantir dignidade e respeito aos profissionais de saúde é também garantir um bom atendimento aos pacientes”, disse.

Fonte: obomdanoticia

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.