Imagens de arquivo disponibilizadas pelo Google Earth mostram a evolução de algumas das obras realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) em Mato Grosso nos últimos quatro anos.
Originalmente prevista para a Copa do Mundo de 2014, a obra da Avenida Parque do Barbado ficou paralisada por cinco anos e foi retomada pelo Governo do Estado em abril de 2019.
A nova via, que liga a Avenida Fernando Corrêa até a Avenida Archimedes Pereira Lima, foi entregue em janeiro de 2020 e atualmente o Governo trabalha na sua ampliação até a Avenida das Torres.
Ainda em Cuiabá, o Governo do Estado começou efetivamente a construção de uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá, ligando os bairros Parque Atalaia, na Capital, e Parque do Lago, em Várzea Grande.
No momento, a Sinfra-MT trabalha na execução dos acessos à ponte, uma vez que a estrutura foi lançada em gestões passadas sem nenhum projeto de como seria possível chegar até ela.
Nos últimos quatro anos, o Governo também trabalhou para finalizar obras em estradas da capital. As imagens mostram como estava a MT-010, a Estrada da Guia, em janeiro de 2019 e como ela está atualmente.
Nas imagens também é possível ver a evolução das obras de duplicação da ponte sobre o Ribeirão do Lipa nesta rodovia.
Após anos de anúncios e espera, o Governo de Mato Grosso entregou a pavimentação da MT-402, a estrada para o Coxipó do Ouro. Desde novembro de 2020 a localidade onde Cuiabá foi fundada passou a ter acesso por asfalto.
O Governo também realiza obras em parceria com as prefeituras. Em Várzea Grande, com o objetivo de solucionar o problema da falta de água, o Estado repassou R$ 26,9 milhões para a construção de uma Estação de Tratamento de Água, a ETA do Pari.
De acordo com a prefeitura de Várzea Grande, que executa a obra, mais de 50% da ETA já foi construída e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2023.
Em Rondonópolis, o Governo também finalizou as obras da construção de uma nova ponte sobre o Rio Vermelho e da Avenida W11.
As imagens mostram como a ponte estava em janeiro de 2019, com apenas as vigas lançadas e 40% de execução, e depois em agosto de 2020, quando a estrutura da ponte já estava pronta, mas ainda era necessário realizar o acesso – não previsto pelas gestões anteriores.
A última imagem mostra como está a obra já pronta, após o governo investir R$ 23,1 milhões na pavimentação das Avenidas W11 e W14.
Fonte: odocumento