A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (19), às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Água Vermelha, o ‘Dia D’ de mobilização contra a hanseníase, evento em alusão ao Janeiro Roxo. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para início imediato do tratamento.
“É importante a abordagem sobre o estigma da doença, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno como ações que visam eliminar fontes de infecção e interromper a cadeia de transmissão da doença. Afinal, a doença pode causar incapacidade e deformidades físicas, que são um dos principais responsáveis pela discriminação às pessoas que tem ou tiveram a doença”, afirma a Responsável Técnica do Programa de Hanseníase, Adriana de Oliveira Matos.
Várzea Grande possui, em média, 150 casos novos diagnosticados por ano desde 2018 até 2022. No ano de 2018, o número de casos diagnosticados e tratados foi maior, 227 casos; já no ano de 2019, 164 casos; 2020, 125 casos; 2021, 115 casos; 2022, 165. Em todos os casos diagnosticados, as pessoas se submeteram ao tratamento nas próprias unidades básicas, que realizam as consultas e dispensação de medicamentos. Além disso, todas as unidades realizam busca ativa dos casos, palestras educativas e rodas de conversa sobre a doença.
A hanseníase é uma das doenças mais antigas da humanidade. Crônica e infectocontagiosa, atinge pele e nervos periféricos. Quando não tratada, pode causar incapacidades físicas e deformidades. A doença acomete pessoas de qualquer sexo e idade. A transmissão se dá por meio de vias aéreas respiratórias (pelo ar), através do convívio prolongado com paciente sem tratamento.
SERVIÇO
O quê: ‘Dia D’ de combate à hanseníase
Quando: Quinta-feira (19), às 8h
Onde: UBS Água Vermelha – Rua Vaz de Camões, 109, Jardim Paula I
Fonte: @secomvg