Uma portaria divulgada nesta quinta-feira (1°) pela Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, recomenda a adoção de medidas de prevenção contra a covid-19, diante do aumento no número de casos da doença.
Entre as medidas adotadas está o uso de máscaras em qualquer ambiente que tenha aglomeração de pessoas e lugares fechados como: ônibus e salas de aula.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros, o atual cenário da doença impõe antecipar medidas preventivas diante dos quadros enfrentados nos anos de 2020, 2021 e 2022 quando a covid-19 atingiu o pico.
O uso de máscara também se torna obrigatório nas unidades de saúde, em especial, para os profissionais.
“No passado, houve a tomada de decisões abruptas, que o momento exigia diante da pandemia da Covid 19. Agora nós temos a possibilidade de nos antecipar a tomada de decisões que preservem o nosso modo de vida e as pessoas”, explicou o secretário.
De acordo com a portaria, as medidas adotadas são:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou usar álcool 70%;
- Manter distanciamento social;
- Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou respirar. Descartar adequadamente o lenço utilizado;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos;
- Manter uma distância mínima de cerca de um (1) metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
- Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelhos de celular;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
- Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados;
- Em casos de sintomas gripais procurar unidade de saúde para atendimento médico e realização de teste, em caso de confirmação manter-se em isolamento domiciliar (casos leves);
- Realizar a vacinação conforme idade, grupo prioritário e situação vacinal;
- O uso de máscaras para todos, em qualquer ambiente que contenha aglomeração de pessoas e lugares fechados como: ônibus, salas de aula entre outros;
- Torna-se obrigatório o uso de máscaras para profissionais de saúde e pacientes em todos os ambientes de atenção à saúde no município de Várzea Grande hospitalar, ambulatorial, rede cegonha, UTIs, enfermarias, ESFs, CAPS entre outros.
De acordo com o documento, as medidas entram em vigor a partir desta quinta-feira (1°).
Aumento de casos
Os casos de covid em Mato Grosso tiveram um aumento superior a 293% em um mês. Os números do Painel Covid MT, da SES-MT (Secretaria Estadual de Saúde), mostram que em dezembro de 2023 foram registrados 1.201 casos. Até esta quarta-feira (31), os números saltaram para 4.718 pessoas infectadas.
As mortes cresceram 125%, considerando que em dezembro foram registradas 4 mortes, e em janeiro deste ano foram 9 óbitos.
Desde o início da pandemia, 903.065 mil pessoas testaram positivo para o coronavírus e 15.472 perderam a vida para a doença. Conforme o painel, há atualmente 260 internados e 1.958 em monitoramento de saúde, mas fora do ambiente hospitalar.
Fonte: primeirapagina