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Várzea Grande realiza investimento completo em informatização de unidades de saúde municipais para melhor atendimento à população.

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Usuários do SUS de Várzea Grande agora contam com dois aplicativos: o “Saúde Digital – Cidadão”, que permite o acompanhamento de consultas, exames e solicitações e um aplicativo de Pesquisa de Opinião sobre os serviços prestados.

 

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, passou a trabalhar com sua REDE de Serviços SUS totalmente informatizada, tanto a sua Rede de Atenção Primária, como na Secundária e Terciária. Esta ação faz parte do Plano Estratégico da Saúde municipal na organização e reestruturação de toda a Rede de Atendimento aos Usuários do SUS. A informatização permitiu também a disponibilização de dois aplicativos ao cidadão. O “Saúde Digital – Cidadão”, para poder acompanhar consultas, exames. E o aplicativo de Pesquisa de Opinião sobre o serviço realizado.

A informatização, como explica o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, iniciou na Atenção Básica, em todas as Unidades de Estratégia da Saúde da Família, que são a principal porta de entrada e se formou um grande centro de comunicação.

Por exemplo, hoje o usuário do SUS de Várzea Grande, que foi atendido em qualquer uma das unidades básicas, já tem seu prontuário registrado, exames, e atendimentos realizados de forma on-line.

“Se este paciente precisar de uma atenção maior, ou ser indicado para o Hospital e Pronto Socorro da rede Municipal, não será mais preciso pegar o fichário impresso, o médico que o atender, já vai visualizar seu encaminhamento e terá o histórico do paciente de forma online. Tudo que ele (paciente) necessitar no SUS será registrado, até a dispensação de medicamentos, a cirurgia que for fazer, e outras necessidades que surgirem. Isso vai otimizar e agilizar os atendimentos dentro da Rede SUS de Serviços do nosso município e dar ao médico segurança no diagnóstico e maior agilidade no atendimento”, explicou o secretário. 

Esta Rede Informatizada, segundo ainda Gonçalo de Barros, vai permitir, o acompanhamento das ações de saúde das equipes, de forma a possibilitar uma análise contextual para a priorização das situações a serem acompanhadas, serviços a serem implantados e aprimorar o Sistema de Informação financeira, visto que todos os procedimentos são pagos, e precisam serem cadastrados, o que vai gerar segurança financeira, e emissão de relatórios dos gastos públicos em saúde.

“Assim todas estas unidades possuem prontuários interligados onde, por exemplo, um médico da Upa ao atender um paciente poderá verificar se ele passou em alguma rede da primária e ver todo seu histórico ou vise e versa”, explicou ele.

Gonçalo informa ainda que hoje, todas as unidades das Atenções Primária, Secundária e Terciária estão 100% informatizadas, onde todas possuem modelo de prontuário único, ou seja, o médico terá acesso a todo o histórico do paciente não importando em qual unidade ele tenha passado no município.

Segundo o Operador de Sistemas, da secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, Sergio Freitas da Silva, a Secretária de Saúde se preparou para esta implantação com retaguarda, com uma Central de Tecnologia de Informação própria e possui uma parceria com a empresa Inovatus Gestora do sistema CELK, tanto na operacionalização de todo o Sistema, possibilitando o seu gerenciamento, organização e acima de tudo segurança e controle dos dados.

“Com uma TI própria, conquistamos novas ferramentas e criamos sistemas que pudessem possibilitar a implantação on-line de todo o gerenciamento da Rede de Atendimento do SUS municipal. 100% informatizado, já possuímos mais uma ferramenta de gestão de tecnologia de informação, que  já disponibilizamos um aplicativo via celular, para os pacientes, onde eles poderão acompanhar diversas informações, como por exemplos ver seus agendamentos como também fazer novos agendamentos de consultas nas unidades básicas, verificar suas vacinas, suas retiradas de medicamentos, enfim, cumprindo mais um princípio do SUS na transparência de suas ações e serviços. O Aplicativo “Saúde Digital Cidadão” permite que o usuário realize todas essas funcionalidades pelo aparelho celular” disse ele.

Como Baixar o aplicativo:

Para baixar é fácil, o aplicativo está disponível para aparelhos Android e IOS, basta procurar por “Saúde Digital – Cidadão” na loja de aplicativos do seu celular. Após a instalação, deve-se efetuar o cadastro, informando nome, número do CPF e do Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Após realizar a inscrição pelo aplicativo, o cidadão deve-se dirigir até uma unidade de saúde para que o profissional de saúde do município libere o acesso pelo sistema Celk Saúde.

O aplicativo também pode ser encontrado através dos links abaixo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.celk.appcidadao

 

Nova Ferramenta pelo WhatsApp : Pesquisa de Opinião sobre os serviços

Como ainda explica Sérgio, o município também está disponibilizando aos usuários do Sistema Único de Saúde de Várzea Grande, uma segunda ferramenta. Trata-se da captura de informação referente à pesquisa de opinião sobre o atendimento realizado.

Por meio de um aplicativo WhatsApp, o cidadão que foi atendido em qualquer serviço no SUS municipal, poderá participar no final do atendimento de uma consulta sobre o atendimento, a qualidade, se foi bom, regular, ruim e justificativa. A própria pessoa que o atendeu, vai oferecer o novo aplicativo, não sendo obrigatória e sim espontânea.

“A participação do paciente nesta pesquisa de opinião é muito importante para que possamos saber de fato, qual o nível de satisfação dos usuários do SUS sobre os nossos serviços. Com estas informações poderemos melhorar ainda mais os atendimentos, sendo esta ferramenta fundamental que vai gerar informações importantes e consequentemente intervenções e correções. Neste caso recebo de forma on-line as respostas e me proporciona tomadas de providências quando forem necessárias, o que ajuda o cidadão e a Gestão do SUS. É o cidadão mais perto da Administração, colocando suas opiniões e necessidades e porque não dizer, elogiando também quando tudo ocorreu bem”, explicou o secretário municipal de Saúde Gonçalo Aparecido de Barros.

Finalizando o secretário afirmou que a modernização da plataforma tecnológica para as ações de atendimentos, demonstra o cuidado da Gestão do SUS de Várzea Grande e o que proporciona a otimização da coleta de dados com os diversos sistemas que possuem interface com as unidades, e principalmente o aprimoramento do detalhamento das informações em saúde.

“Tudo fica mais fácil para a emissão de relatórios e ainda , proporciona a interface com os sistemas informatizados do SUS Nacional, das instituições de controle, como o Ministério Público, Tribunal de Contas de Mato Grosso, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, e está em acordo com a  Estratégia e-SUS Atenção Básica , Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Secundária, Terciária e principalmente a Vigilância em Saúde, que controla todos os tipos de doenças existentes e as que surgem. Podemos dizer com segurança, que Várzea Grande caminha na área tecnológica, dando maior transparência às suas ações e serviços e gastos com o erário público do Sistema Único de Saúde”, Respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados”, disse Gonçalo de Barros.

“Com a informatização, teremos um atendimento mais ágil e satisfatório, reduzindo a fila de espera”, destacou o secretário Gonçalo de Barros.Já estamos com 100% das unidades de saúde informatizadas e isso é um avanço na tecnologia e nos atendimentos. Estamos avaliando e pesquisando para trazer cada vez mais ferramentas de gestão, na Tecnologia da Informação, o que será muito bom, não só pela otimização dos processos, como também dos atendimentos do médico para com o paciente. Já estamos com o monitoramento online de todas as unidades, o que nos possibilita em tempo real, ver o que ocorre em cada unidade, e poder em tempo hábil interferir e dar agilidade nos comandos, como por exemplo, estou online nas Upas, se eu verificar que está muito lento, e as filas não andam, com uma ligação ao responsável, poderei saber o que ocorre, e tomar medidas de gestão, para ajudar aquela unidade no seu atendimento”, complementou

Gonçalo relata ainda que graças a implantação da informatização, com as unidades conectadas em tempo real, na sua sala e na sala do prefeito kalil Baracat, facilita o gerenciamento e mapeamento, de todas as situações.

“Por exemplo, em tempo real sabemos quantos pacientes são atendidos por hora, quantos medicamentos são dispensados, tempo de atendimento de cada paciente. Os relatórios também são on-line, e por dia sabemos o total de pacientes atendidos, quer seja por consulta médica, quer seja por exames realizados e ou dispensação de medicamentos”, finalizou ele. 

 

Fonte: @secomvg

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