No último dia 6 de março, começam a ser imunizadas com a vacina bivalente contra a Covid-19 em Colniza. O município recebeu 800 doses da vacina bivalente para os grupos prioritários que receberão a vacina, sendo eles: pessoas com 60 anos ou mais, comprovadamente; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; povos indígenas (aldeados e não aldeados); trabalhadores da saúde; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade (a partir de 18 anos); Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); Funcionário do Sistema de Provação de Liberdade.
Importante ressaltar que apenas aqueles que tiverem recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente poderão tomar a bivalente, que fornece proteção contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron.
As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão o esquema de vacinação encerrado. As vacinas estarão disponíveis na unidade básica de saúde de Nova Vida, localizada na Avenida 2000, das 7h30 às às 19h00, sem interrupção no horário de almoço. A UBS está com horário estendido para receber todos os grupos referenciados.
A vacinação de pessoas que vivem em instituições e seus servidores serão feita no próprio local pelas equipes das unidades. As pessoas imunocomprometidas deverão apresentar o laudo da comorbidade na UBS para receber a dose.
“Então, nesta semana a sala de vacina funcionará normalmente com a multivacinação, inclusive com a aplicação da bivalente”, disse a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Girlene Lima.