Sophia @princesinhamt
Notícias

UTI pediátrica do HMC será reaberta na próxima semana com equipe do munícipio

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Serviços da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) foram interrompidos. A previsão é de que os atendimentos sejam reativados 100% na próxima semana. A Prefeitura de Cuiabá alega que desde a abertura do hospital, essa é a primeira vez que os serviços são parados. Ressaltou ainda que a paralisação ocoreu durante o período da intervenção do Governo do Estado, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).

Segundo a diretoria da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que faz a gestão da unidade hospitalar, interrupção é devido ao não cumprimento do interventor Hugo Lima do que foi acordado com a empresa terceirizada Hipermed, que prestava serviços médicos especializados em medicina intensiva na UTI Pediátrica.

Teria seria acordado com a empresa terceirizada que o pagamento do funcionários seria para o dia 03/01, referente ao mês de novembro. Porém, o acordo não foi cumprido, fato este que causou a interrupção dos serviços e prejudicou o atendimento das crianças hospitalizadas, que foram transferidas.

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o fechamento da UTI Pediátrica foi um absurdo. “Quando eu soube do fechamento da UTI Pediátrica do HMC, fato este nunca ocorrido na minha gestão, meu coração doeu e me causou sofrimento.Logo após a retomada da autonomia do município na Saúde, determinei a direção da ECSP a reativação imediata dos leitos da UTI Pediátrica”, destacou o prefeito.

Conforme o diretor-geral Paulo Rós, a gestão municipal e ECSP reabrirão a UTI pediátrica do HMC na semana que vem. “Vamos reativar 100% a UTI Pediátrica com quadro próprio de médicos especializados em medicina intensiva”.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde que confirmou que  Procuradoria Geral do Estado (PGE), cujo procurador atuou como interventor da Secretaria Municipal (SMS) de Cuiabá e dispõe das informações sobre o período em que atuou como gestor da SMS da capital. A PGE ainda não se manifestou sobre o assunto.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.