Após a alta registrada nos novos casos de covid em Mato Grosso, a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) emitiu Ofício-Circular nesta sexta-feira (2) recomendando o uso de máscaras em todos os ambientes fechados da universidade.
A recomendação serve para servidores, estudantes e profissionais contratados. O documento orienta que todos que apresentarem sintomas respiratórios, mesmo que sem gravidade, usem máscaras, a fim de proteger as demais pessoas, tanto na UFMT, quanto nos demais espaços coletivos que frequentam. Estes devem, ainda, buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, para diagnóstico e tratamento adequado.
De acordo com uma divulgação do Lacen (Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde), feita nessa quinta-feira (1º), Mato Grosso tem quatro diagnóstico da nova variante de covid-19, a JN 2.5.
A JN 2.5, que é uma variação da Ômicron e foi identificada nas cidades de Cuiabá, Rosário Oeste e Várzea Grande, na região metropolitana (2 casos).
“Explosão” de novos infectados
Os casos de covid em Mato Grosso tiveram um aumento superior a 293% em um mês. Os números do Painel Covid MT, da SES-MT (Secretaria Estadual de Saúde), mostram que em dezembro de 2023 foram registrados 1.201 casos. Até esta quarta-feira (31), os números saltaram para 4.718 pessoas infectadas.
As mortes cresceram 125%, considerando que em dezembro foram registradas 4 mortes, e em janeiro deste ano foram 9 óbitos.
Desde o início da pandemia, 903.065 mil pessoas testaram positivo para o coronavírus e 15.472 perderam a vida para a doença. Conforme o painel, há atualmente 260 internados e 1.958 em monitoramento de saúde, mas fora do ambiente hospitalar.
Fonte: primeirapagina