A série de ficção científica futurística, Black Mirror, parece até que se tornou real com o anúncio da empresa de biomedicina, BrainBridge, que afirma ter o objetivo de disponibilizar transplantes de cabeça em até 10 anos.
A startup de neurociência e engenharia biomédica divulgou um vídeo detalhando como será o primeiro transplante de cabeça, com ajuda da IA (Inteligência Artificial).
Segundo o diretor da empresa Hashem al-Ghaili, biólogo molecular e diretor da empresa, o objetivo da tecnologia da startup é ultrapassar os limites do que é possível na ciência médica e fornecer soluções inovadoras para aqueles que lutam contra condições potencialmente fatais.
A ilustração digital compartilhada pela BrainBridge mostra a nova máquina de IA adquirida pela empresa, simulando a realização do enxerto de uma cabeça humana e colocando-a no novo corpo saudável de um paciente com morte cerebral.
Conforme a explicação, a IA e as imagens em nível molecular guiariam a cirurgia para garantir que ela fosse um sucesso, “eliminando o erro humano” e a degradação das células cerebrais.
No vídeo, a empresa afirmou que o transplante de cabeça levaria a resultados “tranquilos” e recuperações mais rápidas. Além disso, os robôs cirúrgicos de alta velocidade e precisão ajudariam a reconstruir o rosto para uso total dos músculos faciais.
Com este novo procedimento, o paciente seria capaz de manter suas próprias memórias, consciência e habilidades cognitivas.
Os pesquisadores acreditam que a máquina de IA seria perfeita para pessoas que lidam com doenças como paralisia, câncer, Alzheimer, Parkinson e outras. Doidera né?!
Fonte: primeirapagina