Sophia @princesinhamt
Notícias

Tenente do Corpo de Bombeiros será julgado por tortura contra aluno em março

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – O juiz Marcos Faleiros, da Vara Especializada em Justiça Militar, definiu a de 19 de março para a audiência de instrução do processo envolvendo a tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur. Ela é acusada de torturar o aluno Maurício durante um em 2016. A audiência foi reagendada trê vezes anteriormente, sendo a última marcada para setembro, mas não ocorreu.

A ausência de Ledur na primeira audiência, devido à sua gravidez e complicações de saúde, levou ao reagendamento para junho. Entretanto, a falta de uma testemunha impediu a realização da audiência, que foi remarcada para setembro, mas também não ocorreu.

No último dia 16 de janeiro, o juiz enviou um ofício intimando dois tenentes do Corpo de Bombeiros, três capitães e a própria Ledur para comparecerem à audiência marcada para 19 de março, às 15h30, no Plenário Militar do Fórum de Cuiabá.

O processo alega que, em janeiro e fevereiro de 2016, durante um treinamento de aquático, Ledur teria submetido Maurício Júnior dos Santos a sofrimento físico e mental como castigo pessoal. A vítima, mesmo com bom condicionamento físico e aprovação em todas as fases do concurso público, enfrentou em atividades aquáticas.

A acusação relata que, durante o treinamento, Ledur teria ordenado que os outros alunos continuassem a travessia, deixando Maurício para trás. Em seguida, ela teria iniciado uma sessão de afogamentos, utilizando a corda de uma boia ecológica, o que resultou na perda de consciência da vítima.

Caso Rodrigo Claro

Este é o segundo processo contra Ledur. No caso anterior envolvendo a morte do aluno Rodrigo Claro, a Justiça Militar absolveu a tenente da acusação de tortura e classificou o crime como maus-tratos. A pena estabelecida foi de um ano em regime inicial aberto, sem a perda da função. A Justiça Militar também declarou a extinção da punibilidade de Ledur nesse caso.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.