Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A cor rosa foi adotada como forma de lembrar às mulheres a importância do diagnóstico precoce da doença, que, descoberta logo no início, tem 95% de chances de ser curada.
Em Campo Verde, a prevenção do câncer de mama acontece durante o ano inteiro, com orientações feitas nas residências pelas agentes comunitárias de saúde, ações orientativas nas unidades básicas de saúde e também no Centro Integrado de Atendimento à Saúde da Mulher (CAISM).
Outro grande diferencial de Campo Verde em relação à maioria dos municípios do estado é a existência de mamógrafo próprio, o que agiliza a realização dos exames e reduz o tempo de espera pelo diagnóstico, primordial para o início do tratamento.
O equipamento, instalado no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), começou a funcionar em outubro de 2022. Por dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são realizados em média 7 exames. Campo Verde é um dos poucos municípios de Mato Grosso a ter um mamógrafo próprio, no entanto, para poder atender a grande demanda, pelo menos 80 pacientes são encaminhadas para Rondonópolis mensalmente.
Conforme explicou a secretaria municipal de Saúde, o atendimento começa nas Unidades Básicas de Saúde e também no CAISM, onde as mulheres são examinadas por ginecologistas ou clínicos gerais. Havendo a suspeita da existência de nódulos na mama, ela é encaminhada imediatamente para o exame de mamografia.
“Essa rapidez no atendimento tem feito a diferença e ajudado muitas mulheres a serem curadas. Essa agilidade nos exames tem salvado vidas”, destacou a secretária saúde e vice-prefeita, Edna Queiroz da Silva. Mensalmente, mais de duzentas pacientes são atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde com exames de mamografia.
Além dos exames de mamografia, a saúde da mulher em Campo Verde recebe atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Periodicamente são realizadas campanhas para coleta de material para exames de câncer de colo de útero e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de informações sobre controle de natalidade.
No próximo dia 21, mais uma ação dessa natureza será realizada no CAISM, onde serão realizadas consultas com clínico geral, coleta de material para exames preventivos do câncer de colo de útero, testes rápidos de IST´s e vacinação. Também serão realizados exames pré-agendados com endocrinologista, psiquiatria, dermatologista, neurologista, ortopedista, ginecologista, angiologista (varizes), cardiologista e realizados exames de ultrassonografia, mamografia e inserção de Diu.
Fonte: Assessoria da Prefeitura