Start Sebrae reúne cerca de 600 empreendedores na região do Vale do Araguaia
Evento promovido pelo Sebrae Mato Grosso apresentou temas como liderança e vendas, além de soluções aos empresários em Barra do Garças e Confresa
15/03/2024 às 12:29
O Start Sebrae reuniu mais de 550 pessoas em Barra do Garças e Confresa nos dias 12 e 14 de março, respectivamente. O evento promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) com o objetivo de apresentar os projetos e as soluções planejadas para o desenvolvimento dos pequenos negócios de todo o estado. Os empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais a instituição e os produtos ofertados, além de adquirirem conhecimentos e troca de experiências.
Para 2024, o Sebrae Mato Grosso elaborou um planejamento com soluções baseadas em cinco eixos estratégicos: Inovação, Educação Empreendedora, Mercado de Negócios (Internacionalização), Sustentabilidade e Desenvolvimento Territorial. A gerente regional do Sebrae em Barra do Garças, Jaqueline Macedo, esclarece que o evento apresentou os projetos, ações, eventos, missões técnicas e produtos de forma mais clara e proporcionou maior aproximação com os empresários da região.
“O Start Sebrae em Barra do Garça foi um sucesso. Casa lotada, com quase 400 pessoas que compareceram ao nosso evento e entre eles parceiros de Querência, de Canarana, de toda a nossa região. O propósito do nosso evento foi mostrar para as pessoas o que o Sebrae Mato Grosso pode fazer por elas e para elas, com as ações programadas para quem é empresário ou para quem planeja empreender”, disse a gerente.
Nas duas edições, o Start Sebrae apresentou aos empreendedores palestras sobre liderança e vendas para a conquista de melhores resultados e fortalecimento dos negócios. Em Confresa, o auditório da Câmara Municipal ficou lotado de pessoas interessadas em obter conhecimento e soluções. A gerente Bryzza Cavalcante ressaltou sobre o papel da instituição na região.
“O evento surpreendeu muito, concretizando o objetivo do Start, que é fortalecer os empreendedores locais. O pessoal foi bem participativo e algumas pessoas que ainda não conheciam o trabalho do Sebrae se surpreenderam com novas possibilidades, pois mostramos como podemos contribuir para o desenvolvimento da empresa deles”, ressaltou.
O empreendedor confresense Adriano Oliveira, comenta que o Sebrae/MT sempre surpreende com as ações e eventos. “Eu já participei de diversos eventos do Sebrae/MT, fiz consultorias, missão técnica, e eu acho bem bacana a iniciativa do Start para mostrar as soluções do Sebrae para a nossa região, o evento foi excelente”, disse.
Para a empreendedora Njma Abdalla, o evento apresentou novas soluções e possibilidades que vão auxiliar no desenvolvimento da sua loja. “Estes eventos sempre somam, e eu já assisti várias palestras do Fred e a cada palestra, eu consigo tirar uma mensagem nova para o meu negócio”, compartilhou.
Foco nos Pequenos Negócios
A empreendedora barra-garcense Sirlene Morais, conta sobre a importância do Sebrae/MT para regularizar e fortalecer o seu negócio. “Eu não era registrada e com a ajuda do Sebrae eu consegui legalizar a minha loja de roupas e passei a trabalhar mais tranquila, é tão bom viver legalizada, para mim foi ótimo”, ressaltou.
Maria Helena, que também empreende no setor de vestuário há 48 anos, comentou sobre a importância de sempre se atualizar para obter melhores resultados. “O Start acrescentou muito, eu acho que a gente não pode ficar parado, principalmente quem trabalha com moda, pois temos que acompanhar as tendências. Agora eu já quero mudar muitas coisas na minha empresa”, diz.
“Este evento acrescenta conhecimentos e agrega mais qualidade para o que fazemos”, disse a empresária Iara Fonseca, que há 29 anos empreende em Barra, ao ressaltar a importância de eventos como o Start, para desenvolver os empreendedores da região “é importante estes eventos, são informações relevantes para todos os empresários. Me sinto bem animada em empreender cada vez mais, com os mecanismos certos para crescer no mercado”, falou.
Também animado com as novas possibilidades, o empreendedor Magson Batista, ressalta que o Start trouxe motivação e incentivo. “Estamos cada vez mais em busca de conhecimento e as informações que adquirimos hoje traz força para o nosso negócio”, comentou.
Fonte: Sebrae