Start Sebrae apresenta projetos e soluções para cerca de 500 pessoas na região Norte de Mato Grosso
Ação foi realizada em Alta Floresta, Sinop e Sorriso, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, respectivamente, com palestras e exposição de produtos e serviços ofertados pelo Sebrae/MT
23/02/2024 às 09:38
Com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e apresentar as principais ações, produtos e projetos planejados para 2024, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro o Start Sebrae em Alta Floresta, Sinop e Sorriso. Durante a ação, cerca de 500 empreendedores da região Norte do Estado puderam conhecer os cinco eixos estratégicos que a instituição irá atuar neste ano: Inovação, Educação Empreendedora, Mercado e Negócios, Sustentabilidade e Desenvolvimento Territorial.
Os 475 participantes das três cidades foram impactados durante os três dias de eventos, com palestras e exposição de produtos e serviços ofertados pela instituição. Para a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, o número expressivo de pessoas, demonstra que os empreendedores estão empenhados em adquirir conhecimentos e melhorar os próprios negócios.
“A proposta do Start Sebrae é justamente mostrar as ações e trazer aos empreendedores o que há de mais inovador dentro da instituição e os eixos que iremos trabalhar este ano. Identificamos aqui um interesse muito grande por parte dos presentes, o brilho dos olhos, a participação nas palestras, com perguntas, ideias, e as pessoas não queriam ir embora. Estar no interior, ouvir as histórias, estar junto e trazer para a realidade de cada empreendedor é fundamental para o planejamento das ações do Sebrae/MT. Por meio de ações como essas conseguimos impactar cada vez mais, além de promover conexões e fazer com que as pessoas sejam protagonistas dos negócios delas”, afirma a diretora.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destacou os bons resultados obtidos e os avanços conquistados na região Norte. Além da nova unidade em Sinop, Alta Floresta também recebeu uma nova unidade para a ampliação de atendimentos e aproximação com os pequenos negócios. Para ele, isso demonstra a preocupação da instituição em fortalecer o empreendedorismo em todo o estado.
“Nós prestigiamos o estado como um todo, porque acreditamos que todo empreendedor merece atenção e oportunidade. Respeitamos e valorizamos todos os empreendedores que vestem a camisa e fazem acontecer o desenvolvimento do Estado, por isso realizamos o evento de forma descentralizada para que todo mundo tenha acesso às mesmas informações, mesmas temáticas e o mesmo interesse em desenvolver o estado”, diz o diretor.
Para o gerente do Sebrae/MT em Sinop, Volmir Contreira, o evento representa o pontapé inicial das ações previstas para o desenvolvimento dos pequenos negócios e potenciais empreendedores da região. “Vamos oferecer uma série de programações com cursos, consultorias, palestras, missões nacionais e internacionais e queremos que todos os empreendedores locais tenham acesso a essa programação e que consigam se planejar e se organizar para participar porque o nosso objetivo é apoiar o micro e pequeno empreendedor e aquelas pessoas que têm um sonho e que desejam empreender”, ressalta o gerente.
Para impulsionar negócios
Viviana Biondi trabalha no ramo de turismo e esteve no Start Sebrae em Alta Floresta. Para ela, que conta com o Sebrae/MT desde o início de seu negócio, a instituição apoia o empreendedor na questão de gestão empresarial e ainda exerce um papel de excelência na transformação da região em um polo turístico responsável e sócio economicamente viável.
“O turismo não acontece se não houver participação, gestão e governança e quem plantou essa semente em mim desde sempre foi o Sebrae/MT. Quando eu comecei a empreender com ecoturismo, eu achava que era apenas eu como negócio, mas depois entendi que é uma cadeia que precisa estar fortalecida. Hoje eu vou sair daqui com ideias plantadas e muitas ideias para colocar em prática”, relata a empreendedora.
Já o empreendedor Jaime Afonso Barella que atua no ramo da alimentação, o apoio do Sebrae/MT ao longo dos últimos 10 anos tem sido fundamental para a conquista de bons resultados. “O Sebrae nos dá uma linha, ele foca, vai buscar lá fora as novidades e tendências e traz pra nós. Ele mostra um caminho que a gente tem que seguir, talvez é um caminho mais difícil, mas é um caminho que se você seguir, você vai ter um resultado após você concluir”, disse.
E, para a confeiteira Kelly Romera, o principal apoio recebido na trajetória como empreendedora foi por meio do Sebrae Delas. “O Sebrae me mostrou que posso ser uma empreendedora de sucesso. E, eu tive a oportunidade de conhecer mais mulheres, tivemos uma troca muito importante, então participar hoje com outros empreendedores é de muita satisfação para nós, pelo reconhecimento do nosso trabalho e também pelo andamento das atividades junto com o Sebrae”, falou.
Start no interior
O ‘Start Sebrae 2024’, será realizado em todas as regiões de Mato Grosso durante os meses de fevereiro e março. A ação tem o objetivo de apresentar os projetos e atividades que serão desenvolvidas pela instituição ao longo deste ano em dez municípios polos de Mato Grosso. Além de Cuiabá, Alta Floresta, Sinop e Sorriso, o evento também será realizado em Rondonópolis, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Confresa, Tangará da Serra e Juína.
Fonte: Sebrae