Os módulos da pós-graduação começaram em janeiro de 2022, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), feito em parceria com o Ministério da Saúde, que ofertou vagas gratuitas. Ao todo, 13 servidores da SES fizeram a especialização.
Na ocasião da cerimônia de conclusão, também houve uma visita técnica às estruturas do Hospital Albert Einstein, na unidade do bairro Morumbi. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve presente e avaliou positivamente a iniciativa.
“Essa pós-graduação é um ganho para o SUS, tendo em vista que os servidores poderão aplicar os aprendizados na gestão dos serviços ofertados à população de Mato Grosso. Capacitar os servidores, de forma gratuita e mantendo a excelência do Instituto Albert Einstein, é um exemplo de eficiência na gestão da SES”, avaliou o gestor.
O curso de especialização em Excelência Operacional na área da Saúde capacita o aluno a identificar oportunidades de melhoria em processos assistenciais e administrativos a fim de avançar no desempenho das instituições com o aumento da produtividade, garantia de segurança e satisfação dos pacientes, redução de desperdícios e custos em hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de saúde ou indústria farmacêutica.
Para a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes, a especialização auxilia no ganho da qualidade operacional dos hospitais geridos pelo Estado. Diretores dos Hospitais Regionais de Sorriso, Sinop, Rondonópolis, Colíder, do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, e do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, fizeram a pós-graduação.
“Tivemos a oportunidade de aprender técnicas administrativas e operacionais utilizadas no Hospital Albert Einstein, que é uma referência em atendimento hospitalar, e pudemos nos desenvolver nesta área de gestão”, disse.
A gestora ainda enfatiza a priorização do padrão de excelência em qualidade. “Em Mato Grosso, o SUS caminha para ser uma referência de qualidade e esse curso é um dos instrumentos que certamente irá contribuir para que os gestores implementem melhorias e mudanças e a população é a maior beneficiária”, concluiu.
Participaram da especialização quatro secretárias adjuntas da SES, duas servidoras da área administrativa da SES e o diretor do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho.
Fonte: odocumento