Semana Global de Empreendedorismo reforça importância do apoio aos pequenos negócios
Sebrae/MT reforça importância do empreendedorismo e intensifica divulgação de capacitações para os pequenos empresários, na Semana Global de Empreendedorismo (13 a 19 de Novembro)
09/11/2023 às 07:30
Para celebrar a ‘Semana Global de Empreendedorismo’, que ocorre entre os dias 13 a 19 de novembro, o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) divulga a pesquisa de “Imagem do Sebrae/MT junto aos Pequenos Negócios 2023”. Um dos resultados desse levantamento identificou que quase 70% dos pequenos empresários mato-grossenses têm o Sebrae/MT como o principal apoiador de gestão de empresas. Além disso, a amostra também revelou que 53,5% dos microempreendedores têm a instituição como uma ‘escola’ e 96,6% a consideram uma ‘instituição social e ambientalmente responsável’.
“Isso mostra que estamos no caminho certo. O Sebrae Mato Grosso tem na sua raiz de criação apoiar os pequenos negócios e isso se faz, justamente, com ensinamentos sobre gestão, desenvolvimento de habilidades, ou seja, com o compartilhamento de conhecimentos”, ressalta Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.
A pesquisa, que tratou dos principais aspectos relacionados à imagem da instituição, foi realizada entre os dias 27 de julho e 10 de agosto e contou com mais de 1,1 mil participantes.
“Um dos destaques dessa pesquisa é saber que quase 70% dos pequenos empreendedores citaram o Sebrae/MT como a primeira lembrança de ‘instituição que apoia a gestão de empresas’. Porém, se considerarmos apenas aqueles que souberam citar alguma instituição que apoia a gestão de empresas, esse percentual sobe para quase 80%”, ressalta Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT e responsável pela pesquisa.
A pesquisa sobre a ‘Imagem do Sebrae/MT’, também apontou que a missão de apoiar os negócios de pequeno porte está no caminho certo, visto que a nota média obtida ficou em cerca de 9, segundo a opinião dos pequenos empresários entrevistados, ao serem questionados sobre uma nota atribuída à instituição, em uma escala de 0 a 10. Ao todo, mais de 50% dos entrevistados atribuíram as notas mais altas à imagem da entidade.
Com o intuito de fortalecer o empreendedorismo no estado, o Sebrae/MT intensifica a divulgação de ações de qualificação voltadas para os pequenos empresários. Conforme o gerente de Relacionamento do Sebrae/MT, Fernando Holanda, as ações são contínuas e ocorrem durante todo ano. “Todos os anos divulgamos a nossa programação anual com diversas atividades. Nesse cronograma temos cursos que são gratuitos e pagos, com abordagens que vão de técnicas de vendas, planejamento estratégico, gestão de pessoas, e até uso de ferramentas tecnológicas, que hoje são fundamentais para alavancar as pequenas empresas”, ressaltou.
Confira abaixo o cronograma de atividades para o mês de novembro.
Apoio ao pequeno
A repercussão das ações do Sebrae/MT entre os entrevistados demonstrou um impacto maior nos microempreendedores individuais (MEIs) e para os donos das empresas novas – com até 3 meses. Segundo a pesquisa de Imagem Sebrae/MT, ao ser feito um recorte por porte e tempo de abertura da empresa, os MEIs e os donos de negócios nascentes atribuíram as maiores notas, sendo 9,0 e 9,1, respectivamente.
“A partir dessas informações, podemos afirmar que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MT é essencial para quem está começando um negócio ou migrando para o empreendedorismo. Em sua maioria são empreendedores individuais, que quando estão na fase de empresa nascente – da criação até 3 meses de atividade -, precisam de um cuidado e atenção. Por isso, é neste momento que é essencial ter um apoio, receber qualificação, orientações para que o empreendimento prospere, e o Sebrae/MT atua fortemente para isso”, avalia Jaqueline Trentino.
Outro destaque que os pequenos empreendedores apontaram foi o de que o “Sebrae é uma instituição social e ambientalmente responsável” (96,6%). Os resultados também foram satisfatórios para as afirmações: ‘O Sebrae é uma empresa de consultoria’ (96,6%); ‘O Sebrae é uma instituição ética’ (96,2%); ‘A contribuição do Sebrae para o estado de Mato Grosso é importante’ (95,9%); e ‘O Sebrae é uma organização transparente’ (94,7%).
Já quanto à pergunta sobre qual era a semelhança do Sebrae/MT ante as outras instituições, mais da metade dos entrevistados (53,5%) consideram que’ a atuação do Sebrae/MT se assemelha à atuação de uma escola’.
A pesquisa contou com a participação de 1.102 entrevistados, via telefone, que constam na base de dados da Receita Federal. A coleta de dados foi realizada entre os dias 27 de julho e 10 de agosto de 2023 e possui um erro amostral máximo de 4% para resultados gerais. O intervalo de confiança ficou em 95%.
CRONOGRAMA DE AÇÕES | Novembro de 2023
Dia 24/11 Feira de negócios em Jangada
Dia 28/11 Oficina de Atendimento ao Cliente
Dia 29/11 Formatura do Chamada de Impacto Jangada
Mais informações sobre as capacitações no 0800 570 0800
Fonte: Sebrae