Na última sexta-feira (24), os cuidados de saúde com a criança foram amplamente abordados durante conversas nas salas de espera dos PSF’s Mário Alievi e Ernesto Doleys, em Gaúcha do Norte. O tema marcou o encerramento da Semana do Bebê, uma semana de muita informação e ações que fazem parte das estratégias do Selo UNICEF.
Pela manhã, a fala foi conduzida pela enfermeira Ellen M. Garcia e enfatizou sobre os acidentes domésticos, os perigos, os mais comuns e como evitá-los. A tarde a enfermeira Cíntia R. Mauro pontuou sobre o planejamento familiar; o vínculo entre mãe e filho desde a concepção onde o carinho, a conversa e a convivência entram em cena; a importância do pré-natal; a higiene do bebê; a necessidade de manter a carteira de vacinação da criança em dia, entre outros. Além dos cuidados diários com a saúde da criança, a enfermeira citou o amor, o carinho, o apoio e o estímulo como os protagonistas no cuidado e no desenvolvimento de uma criança.
Durante a semana, a Semana do Bebê em Gaúcha do Norte contou com abordagens voltadas para a importância das vacinas; alimentação complementar a partir dos seis meses de idade; saúde bucal; desenvolvimento psíquico do bebê e cuidados de saúde com a criança na primeira infância. “A secretaria de saúde agradece a todos os profissionais que participaram e se doaram para que a semana do bebê fosse executada com sucesso”, agradeceram a assistente social Rosiner Lobilein e a enfermeira Fabiana Alves da Silva.
A primeira Semana do Bebê foi realizada em 2020. “Neste ano conseguimos abranger mais famílias. Nas salas de espera contamos com vários públicos não somente mães com crianças de 0 a 6 anos, e assim, conseguimos abranger a população em geral com maior disseminação das informações e dos conhecimentos repassados pelos nossos profissionais. Conseguimos levar informação para a vó, vô, tio, tia, e para as mamães e papais”, comentaram as profissionais.