Sebrae/MT reforça importância de práticas sustentáveis para a competitividade da cadeia de laticínios
O ‘Seminário + Negócios | Encontro de Laticínios’ deve reunir cerca de 250 pessoas que atuam no mercado de laticínios do Estado, nos dia 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Senai
24/04/2024 às 12:49 Atualização
24/04/2024 às 12:50
A sustentabilidade e a competitividade na cadeia produtiva do leite serão temas de palestras realizadas pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), durante o ‘Seminário + Negócios | Encontro de Laticínios’, que, pela 1ª vez, será realizado em Mato Grosso. A estimativa é que pelo menos 250 pessoas do setor produtivo de laticínios do Estado participem do evento gratuito. Na programação haverá exposições, palestras e oficinas direcionada para pequenos, médios e grandes laticínios de Mato Grosso, durante os dois dias (4 e 5 de junho), no Centro de Eventos Senai.
As vagas são limitada e as inscrições gratuitas poderão ser feitas AQUI!
O evento é uma realização do Grupo + Food, responsável pela edição das revistas ‘+ Leite e + Carne’, em parceria com Sebrae/MT, o Sindilat/MT (Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado) e o Sistema Fiemt (Sesi e Senai).
A coordenadora de Competitividades do Sebrae/MT, Valéria Pires, explica que incentivar a adoção de métodos sustentáveis no setor de laticínios é crucial para o desenvolvimento do setor em Mato Grosso.
“O Sebrae/MT é referência nacional em sustentabilidade e observamos uma necessidade de expandir o conhecimento dessas práticas, para aumentar competitividade desse setor, principalmente, por se tratar de um produto de origem animal, com potencial de crescimento e retorno ecônomo significativo para o nosso Estado. E, por sermos parceiros do evento, vamos apresentar aos produtores e empresários como métodos sustentáveis podem agregar valor ao negócio”, ressalta.
Segundo a coordenadora, para alcançar esse objetivo, a aplicação de práticas sustentáveis deve ocorrer em todas as etapas. “Para podermos crescer e nos tornar competitivos, precisamos que o viés da sustentabilidade esteja envolvido em todos os processos, seja dentro ou fora da porteira. Então não posso falar só da sustentabilidade nas propriedades, preciso levar isso também para fora: indústrias, comércios, ou seja, todos que fazem da cadeia de valor, no caso, a cultura leiteira”, diz.
O Seminário + Negócios-Encontro de Laticínios também será uma oportunidade para conhecer as novidades do setor. Na programação, serão abordados temas como inovação; gestão de processos e soluções contábeis. Além disso, os participantes terão acesso às novas tecnologias para embalagens, ingredientes, equipamentos, refrigeração, instrumentos de laboratórios.
SERVIÇO
O QUE: Seminário + Negócios-Encontro de Laticínios
QUANDO: 4 e 5 de junho
ONDE: Centro de Eventos Senai Cuiabá (Av. XV de Novembro, 303 – Porto, Cuiabá – MT, 78020-300)
Fonte: Sebrae