Sophia @princesinhamt
Notícias

Reunião entre Polícia Militar de 11 Estados para debater o combate a facções criminosas: saiba mais!

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Polícia Militar de Mato Grosso reuniu 400 agentes da corporação de 11 Estados, no 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático, realizado nesta sexta-feira (21.06) pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). O evento contou como tema “Combate à Facções Criminosas” e apresentou palestras de representantes nacionais da segurança pública, especialistas no tema.

O simpósio abordou a compreensão e conscientização do papel do patrulhamento tático na manutenção da Segurança Pública no constante enfrentamento às quadrilhas e facções criminosas no Estado.

O governador Mendes esteve na abertura do evento, ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, e destacou a importância e urgência de debater ações de enfrentamento e combate à facções criminosas, provocando ainda uma legislação mais severa para o fim do crime organizado no país. 

“Temos a honra de sediar aqui em Mato Grosso um diálogo entre as forças de segurança, trazendo personalidades e autoridades que convivem com esse tema há muitos anos para que possamos intercambiar informações, conhecimento, experiências de como combater o crime organizado dentro do limite que a lei brasileira nos oferece. Tenho falado que a lei brasileira está permitindo, ao longo dos anos, que haja um crescimento descontrolado das facções criminosas no país. Essa mudança na legislação brasileira deveria ser prioridade número 1 no país, e é isso que estamos discutindo aqui em Cuiabá com esse evento”, ressaltou.

2024 word3

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Augusto Roveri, pontuou o compromisso do do Estado com importantes investimentos como nunca antes feito na história de Mato Grosso para o combate à criminalidade no estado, desde aquisição de armamentos, viaturas e equipamentos mais modernos e tecnológicos para todas as forças de segurança. 

“O Governo do Estado tem feito grandes investimentos na Segurança Pública e a capacitação faz parte desses investimentos, além de equipamentos, armamentos, viaturas, tecnologia, o programa Vigia Mais MT que dá grandes resultados. Ouvimos aqui dos palestrantes que não se faz enfrentamento sem orçamento e isso o Governo tem feito, dando todo respaldo às forças de segurança”, disse, ao citar como exempo o aumento de 130% no número de prisões registradas em nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período de 2023.

“Na fronteira, em 2023, tivemos 14 toneladas de cocaína apreendida pelo Gefron e neste ano já atingimos 8 toneladas. Isso demonstra que o Governo tem investido e obtido resultados”, acrescentou.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, enfatizou que o simpósio possibilita colocar os militares, que atuam nas ruas diariamente, de adquirir novos conhecimentos e obterem novas formas de atuação no combate ao crime.

“Hoje é um dia especial para a Polícia Militar onde debatemos um assunto de extrema importância no país, com grandes nomes da Segurança Pública. Estamos aqui com policiais militares que colocam sua vida em risco para combater o crime organizado e muitas das vezes estamos desencorajados por pessoas que não deveriam estar naquele Congresso Nacional e impedem avanços e mudanças na lei. Precisamos de mudanças urgentes nas legislações penais e precisamos que os cidadão de bem se encorajam nessa luta”, reforçou. 

2024 word3

Um dos palestrantes do evento, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, falou sobre o enfrentamento do crime organizado no Estado de São Paulo e reforçou a importância do debate para o enfrentamento às facções criminosas como um problema nacional que precisa ser enfrentado com a integração de todas as forças de segurança do país. 
 

“O Governo de Mato Grosso e a Polícia Militar estão de parabéns pela realização do 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático. Essa oportunidade de troca de experiência e expertise do patrulhamento tático entre os dois estados é de extrema importância no combate às facções criminosas. Contem com o Governo de São Paulo para qualquer ação de enfrentamento e combate à criminalidade”, afirmou.

2024 word3

O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, Cássio Araújo de Freitas, deu palestra no evento sobre a operação Escudo da PMESP, ocorrida nas cidades de Santos e Guarujá, e comemorou a troca de experiências para o fortalecimento do policiamento tático. “Isso fortalece e qualifica os policiais militares. O crime organizado opera em todo território nacional, transnacionalmente e as polícias precisam conversar entre si”, pontuou.

O secretário de Estado de Segurança Pública de , Rogério Greco, também foi um dos palestrantes do evento e enfatizou a importância do 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático – Combate à Facções Criminosas. 

“Discussão de extrema importância porque a criminalidade infelizmente está presente no país inteiro e quando se faz essa integração entre as forças de segurança de diversos Estados, conseguimos buscar meios de como reforçar o enfrentamento ao crime organizado”, comentou. 

2024 word3
 

O deputado federal, coronel PM Jonildo José de Assis, esteve presente no evento e enfatizou a importância de um grande debate para a construção de estratégias para o combate à criminalidade. “É um debate que precisa ser a nível nacional, na Câmara dos Deputados, temos muitas iniciativas contra o crime organizado e precisamos de um esforço concentrado dos três poderes em ações contra o crime organizado”, discursou.

O deputado estadual Elizeu Nascimento relembrou sua trajetória por 14 anos de atuação no Batalhão de Rondas Ostensivas Tática Móvel (Rotam) e comemorou a realização do evento junto ao Governo do Estado, a Secretária de Estado de Segurança Pública e a Polícia Militar. 

“Buscamos juntos para que fosse realizado esse simpósio a partir de emendas parlamentares. A Rotam é responsável pela doutrina do patrulhamento tático em Mato Grosso e faz essa distribuição de ensinamentos para que possamos ter nossos policiais militares bem treinados, fico honrado por ter servido durante 14 anos a esta unidade especializada”. 

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Hélio Nishiyama, também esteve na solenidade e ressaltou a parceria entre os Poderes, atuando diante da atual legislação, no combate ao crime organizado.

“O Poder Judiciário está fazendo seu papel. Estamos atuando de forma legal e constitucional e é de total importância essa troca de experiência e técnica para que tenhamos uma segurança pública mais efetiva”, salientou.

Também estiveram presentes no evento, a secretária de Assistência Social, coronel Grasi Bugalho; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Heverton Mourett; o secretário-adjunto do Militar, tenente-coronel PM Fernando Turbino; o subchefe de Estado-Maior Geral da PM, coronel José Nildo de Oliveira, o corregedor-geral da PMMT, coronel Fernando Augustinho Oliveira Galindo; o comandante de Policiamento Especializado da PMMT, coronel André Avelino Neto; o comandante do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho; o deputado estadual Gilberto Cattani; o promotor de Justiça, João Batista, entre demais autoridades.

Fonte: gazetamt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.