dealizado pela primeira-Dama do Estado, Virginia Mendes, o programa ser família capacita foi lançado em abril, em Cuiabá, oferecendo 50 mil vagas para cursos de qualificação profissional por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social – Setasc e da Secretaria Adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva – Sacis, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) de Rondonópolis.
Cada cidade contemplada recebeu um estudo do Senai para identificar a demanda de cursos mais adequada, de encontro ao que o mercado de trabalho está oferecendo em cada local. Em Água Boa foram disponibilizados 6 cursos: 2 turmas de Assistente Administrativo, 1 turma de confeiteiro, 1 turma de salgadeiro, 1 turma de pintor de obras e 1 turma de almoxarife.
As inscrições são prioritárias para usuários dos serviços do CRAS, mas também abertas para outros interessados, caso haja disponibilidade de vagas, e estarão abertas até o dia 6 de junho. As aulas serão no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h as 22h. Alguns cursos tem requisito de idade a partir dos 14 anos, 16 anos e 18 anos, 6º ano do ensino fundamental e ensino fundamental completo.
Cada turma tem 20 vagas. Para fazer a matrícula é preciso levar a cópia dos documentos pessoais (RG, CPF ou CNH, Comprovante de Residência atual, comprovante de escolaridade, e o número do nis – Número de Identificação Social presente nos cartões bolsa família o auxílio Brasil) no SINE. A aula inaugural dos cursos acontecerá no dia 7 de junho.
Segundo a Gestora do SINE em Água Boa, Tjhaísa Rego, alguns dos cursos oferecidos neste momento foram pensados para a mão-de-obra independênte, como complemento da renda, e para preencher o déficit de trabalhadores qualificados no município.
Fonte: Assessoria da Prefeitura