Sophia @princesinhamt
Notícias

Primeira Feira da Agricultura Familiar é um sucesso com a presença de 32 expositores.

A feira será realizada todas às terças-feiras, das 17h às 21h
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Com a de 32 expositores foi realizada pela primeira vez, no Arsenal em Cuiabá, nesta terça-feira (28/11), a Feira da Agricultura Familiar, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A feira será realizada todas às terças-feiras, das 17h às 21h e será promovida pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer). O agente técnico da Empaer, Geraldo Donizeti Lúcio explicou que a feira é um instrumento para divulgar a produção, conquistar mercado e dar visibilidade aos produtos in natura e processados da agricultura familiar.

Foram comercializados produtos como doces, licores, cachaça, queijos, temperos, embutidos, derivados de banana (doces, salgados, frita, chips), salames, mel, castanha do Brasil e demais castanhas, hortifrutigranjeiros, frutas, artesanatos e diversos outros itens. De acordo com Geraldo, devido ao sucesso da feira da agricultura familiar realizada durante o Festival Internacional de Turismo – Pantanal, serviu de referência para criação de mais um espaço. “O objetivo é promover a oferta de alimentos, fortalecer a agricultura e incentivar a diversificação da produção rural”, enfatiza.

2024 word1

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Seaf e da Empaer, realizou neste ano, cinco feiras de agricultura familiar nos municípios de Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças e duas em Cuiabá. Segundo Lúcio, com um faturamento de R$ 670 mil, as feiras tiveram a participação de expositores de 35 municípios, representantes das Comunidades Tradicionais, Assentados, Quilombolas, Indígenas e Povos da Floresta. “ Divulgar os produtos é dar destaque aos pequenos empreendedores que tem potencial e ao mesmo , mostrar o trabalho da extensão rural realizado pelos técnicos da Empaer”, esclarece Geraldo.

A agricultora e empreendedora, Zilair Martins, do município de Nossa Senhora do Livramento, trouxe para a feira cachaça de cana-de-açúcar, banana frita chips e outros. A Cachaça é feita no alambique da propriedade e possui registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Outro produto que é muito comercializado é a banana frita chips. Zilair esclarece que esse período de entressafra causa a escassez da banana in natura e aumenta o preço da matéria-prima. Ela acredita que a partir de fevereiro de 2024, período de safra, os preços se estabilizam e terá maior oferta do produto.

2024 word1

Martins explica que participa de todas as feiras organizadas pelo governo e está muito satisfeita com a iniciativa da realização da feira no Sesc Arsenal, todas as terças-feiras. “Nós estaremos participando e trazendo nossos produtos que são oriundos da agricultura familiar, esse espaço é uma vitrine que divulga os produtos e oferece renda para a minha família”, destaca.

O casal de empreendedores Albino dos Santos Filho e Aparecida Ângela de Freitas pioneiros no Estado a comercializar castanha do Brasil com diversos sabores tais como, cebola, defumada, alho, orégano, caramelada, natural e outros. Albino fala que a castanha é colhida no município de Alta Floresta e que trabalha com a comercialização do produto há mais de 23 anos. “ Estou muito contente em participar dessa feira, dentro do Sesc Arsenal. Esse ano, ainda teremos mais duas que serão realizadas, antes do final do ano. E com certeza, estaremos participando”, ressalta.

2024 word1

Os técnicos da Empaer e Seaf são responsáveis por identificar e mobilizar os produtores familiares para a participação na feira. Os interessados podem procurar o escritório da Empaer em seu município para mais informações.

 
 
 
 

 

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.