Antes mesmo de ser inaugurada, a nova casa que será voltada para o atendimento às mulheres de Várzea Grande, já está apresentando resultados positivos. O curso de montagem de peças íntimas foi o primeiro realizado no espaço onde abrigará muitos outros cursos voltados à capacitação profissional e empreendedorismo de mulheres.
A primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, participou do encerramento do curso e destacou a alegria de ver na prática as ações concretizando. “O nosso desejo é dar a população várzea-grandense, em especial as mulheres, a oportunidade de se capacitarem em uma determinada área, que possam comercializar os seus produtos, e quem sabe um dia se empreender. É muito importante se ter um sonho, e buscar meios de realizá-lo. Que vocês não percam a esperança e que possam na medida do possível tornar cada desejo possível de ser concretizado”.
KiKa dorilêo pediu para que as alunas pudessem voltar para casa para realizarem outros cursos. “Estamos preparando esse local com muito carinho para bem atendê-las. Vocês foram as primeiras a ocuparem esse espaço que será voltado, exclusivamente, para ações e atividades para meninas e mulheres. Estamos ansiosas para ver esse sonho concretizado e esperamos que vocês possam divulgar esse local, para que mais mulheres possam também serem beneficiadas, com os cursos que acontecerão neste ambiente”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o programa Qualifica+VG vem transformando a vida de muitas pessoas, em especial de muitas mulheres que viram neste programa uma mudança de vida e de propósito. “Vocês não têm ideia dos relatos que nós ouvimos de mulheres que venceram o medo e se empreenderam no mercado de trabalho, após ter realizado um de nossos cursos, e esses relatos nos deixam felizes. E esse é o objetivo maior desse programa que foi criado pelo prefeito Kalil Baracat em fevereiro do ano passado e que já beneficiou mais de 5 mil famílias”.
A titular da pasta anunciou também que na casa, que será inaugurada no mês de maio – dentro das programações do aniversário de Várzea Grande – vai abrigar uma feirinha onde todos os itens produzidos nos cursos serão expostos e também comercializados pelos alunos. “Esse é o desejo de nossa primeira-dama e do prefeito Kalil Baracat. Um local onde as mulheres possam aprender um ofício e de se empreenderem”.
Emocionada a dona de casa Itaciethe Silva do Nascimento, moradora do bairro Jardim Ikaray, comentou que desde muito nova tinha vontade de aprender a costurar, mas que nunca tinha tido oportunidade para realizar o curso, porém ao saber das inscrições para o curso de montagem de peças íntimas resolveu se cadastrar. “Gostei muito do aprendizado e não vou parar por aqui. Não tinha ideia de que esse curso fosse me fazer tão bem, e no que eu posso criar a partir do que eu aprendi aqui. Espero que esse programa continue sendo realizado no município e que outras mulheres possam ter a mesma oportunidade que eu e minhas colegas tivemos com a realização desse curso, que com certeza vai mudar as nossas vidas”, completou.
Fonte: @secomvg