Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano do ano de 2024 (IPTU 2024) não serão enviados aos contribuintes pelos Correios, em Cuiabá. Pela segunda vez, a Prefeitura informou que os contribuintes precisarão acessar o documento por meio do Portal do Contribuinte ou se deslocar até os postos de atendimento indicados pela administração pública da Capital.
Os documentos de Arrecadação Municipal (DAM), em formato digital, contendo a cota única e as parcelas, será disponibilizado a partir de 01 de fevereiro de 2024. Os contribuintes emitirão o carnê no “Sistema GATWEB” e no “Portal do Contribuinte” através do: https://portalfazenda.cuiaba.mt.gov.br.
Este ano, aos munícipes que optarem por pagar o imposto em cota única receberão o desconto de 10% pagando até o dia 13 de março, ainda que tenham débitos com a prefeitura.
O vencimento da primeira parcela aos que optarem pelo parcelamento em oito vezes fixas mensais e consecutivas também será no dia 13 de março.
As demais parcelas terão vencimentos nas seguintes datas:
2ª parcela (15/04),
3ª parcela (13/05),
4ª parcela (13/06),
5ª parcela (15/07),
6ª parcela (13/08),
7ª parcela (13/09),
8ª parcela (14/10).
A não retirada das guias nos postos de atendimento não isenta o contribuinte da responsabilidade pelo pagamento tempestivo do IPTU 2024. F
Estão isentos do IPTU 2024 os imóveis residenciais com valor venal igual ou inferior a R$ 41.896,25 (quarenta e um mil, oitocentos e noventa e seis reais e vinte e cinco centavos), excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios.
Das 315 mil inscrições municipais, cerca de 16 mil inscrições recebem benefícios de isenções ou descontos de IPTU, o que representa cerca de 5% do total das Inscrições Imobiliárias.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews