Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeito fortalece compromisso com cidadãos de Figueirinha ao inaugurar Centro Comunitário e oferecer serviços essenciais à população

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word2

<!–

–>

Os centros comunitários são espaços para a população se reunir, discutir questões relevantes, trocar experiências, fortalecer laços e desenvolver atividades sociais, culturais e esportivas. Nesse entendimento eles desempenham papel fundamental no desenvolvimento social e humano de uma comunidade, promovendo o bem-estar e a integração dos moradores.

Seguindo essa Política Pública, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, inaugurou na noite desta quarta-feira, 10 de maio, o Centro Comunitário “Maria Senhorinha da Costa”, no bairro Figueirinha. A entrega dá continuidade aos mais de 30 eventos em celebração pelo aniversário de 156 anos da cidade, estimado em R$ 115 milhões, entre recursos do Tesouro municipal, emendas e em parceria com o governo de Mato Grosso.

O novo aparelho público foi reformado com recursos próprios, conta com parque infantil e academia ao ar livre, e, também beneficiará a população dos bairros: Vila Artur, Jardim Glória I e II, Mapim, Jardim Esmeralda e Jardim Alá.

“Tenho carinho especial por todo o bairro Figueirinha até porque eu fui o mais votado aqui, melhoramos o abastecimento de água, a iluminação pública, fizemos o recapeamento das ruas, reformamos o ginásio esportivo, e, ainda vamos finalizar a pavimentação de algumas ruas que faltam no bairro. O Centro comunitário é uma obra importante que vai atender toda a comunidade. Esse espaço aqui não é do prefeito, não é do vereador, e sim da população, cuidem dos equipamentos públicos entregues aqui”, declarou o prefeito durante a entrega.

Kalil Baracat ressaltou aos moradores que compareceram na inauguração que “Cada centavo arrecadado no município é revertido em melhorias para a cidade”. Também reafirmou seu compromisso em resolver o problema de abastecimento de água no município que já recebe mais de R$ 300 milhões em investimentos; finalizar mais de 250 km de asfalto novo; construir novas escolas e CMEIS; além de construir mais 40 leitos de UTIs.

“Assim vamos trabalhando pela nossa cidade e pela nossa população. Estamos depositando todas as energias para fazer um excelente mandato e trabalho para a população várzea-grandense, e, até 2024 vamos entregar um bom resultado para todos e se Deus quiser a população vai ficar satisfeita com tudo aquilo que está planejado e tudo que será entregue”, pontuou.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse, explicou que após a construção ou reforma de um Centro Comunitário, o trabalho envolve a Secretaria de Assistência Social responsável, pelo levantamento de necessidades sociais da população local.

“Atendendo o pedido do prefeito Kalil, estamos trabalhando essa integralidade entre as secretarias, tanto que aqui temos o parque infantil que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer também fez parte. Essas ações transversais que a administração vem aplicando são muito importantes. Agora iremos trabalhar com os idosos, as crianças, os jovens e as mulheres. Iremos trazer os cursos do programa ‘Qualifica mais VG’, por exemplo. A ideia é que esse espaço seja um local de atuação conjunta com a comunidade, é de suma importância para a comunidade e para o poder público, e só faz sentido se trabalharmos juntos.

A secretária-adjunta de Saúde, Maria das Graças, ressaltou que os centros comunitários oferecem serviços sociais, como aconselhamento psicológico, assistência jurídica e programas de qualificação profissional, que podem melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. “Também são comuns ações voltadas para a saúde, como campanhas de vacinação, orientação sobre doenças e programas de prevenção”, disse.

Participaram da inauguração as crianças do Centro de Referência em Assistência Social, o CRAS do Jardim Glória I com apresentações de música e dança, a Banda Municipal da prefeitura, apresentações de música pelos jovens do projeto “Caderno 2” e a todos foram servidos pipoca, algodão doce e picolé, o que fez a alegria das crianças.

CARTÃO POSTAL DO BAIRRO – “A alegria da revitalização desse Centro Comunitário já tomou conta da maioria das famílias aqui, todos estão comentando e muitos vieram prestigiar, até já consideramos como o cartão postal do bairro”. A declaração é de Dalva de Jesus Porto, 64 anos, neta da homenageada e presidente do bairro Figueirinha.

“O primeiro Centro Comunitário do bairro foi na casa da minha avó, que começou fazendo sopão e várias ações sociais para atender ao próximo. A família toda está feliz de ter o Centro Comunitário batizado com seu nome, inclusive a maioria da família mora aqui no bairro ainda. Todos queremos agradecer pessoalmente ao prefeito Kalil”, completou Dalva.

Carlinhos Figueiredo, vereador que fez a indicação da reforma e revitalização pontuou, “Sou morador da região e sei das reivindicações de todos aqui. Avalio que o Centro Comunitário é essencial para todos os bairros, é onde ocorrem qualificações profissionais, aniversários para eventos de quem não tem condições de alugar um espaço, e, o prefeito Kalil está conseguindo reviver coisas boas do passado que deixarão marcas importantes da sua administração”.

Valdeci José da Costa, 38 anos, afirmou ter nascido no bairro Figueirinha e considera o espaço como ponto de referência. “Sou várzea-grandense e filho do Figueirinha. É uma grande satisfação e alegria poder ter novamente esse Centro Comunitário ativo, também porque precisamos dos projetos sociais da Prefeitura, ações dentro da comunidade principalmente na área de saúde. E esse Centro comunitário hoje é um cartão postal, referência para nós”.

Adão Mendes de Paula, morador do bairro Vila Artur, prestigiou a inauguração e trouxe os filhos e netos para brincar no parque infantil e avaliou “Ótimo lugar para brincarem”. Benedita José de Souza, conhecida no bairro por Dona Maria ao Centro comunitário e afirmou, “Vou ajudar a cuidar do espaço”.

Fonte: @secomvg

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.