O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) comunicou que a partir desta quarta-feira (27), os servidores da limpeza urbana de Cuiabá terão redução temporária da jornada de trabalho, a partir desta quarta-feira (27). A medida foi regulamentada pela Decreto n° 9.800. Os horários diferenciados abrangem as equipes itinerantes, de varrição da área central, de zeladoria, cata-treco e bolsão de lixo.
Também será realizado o fornecimento de água, protetor solar e outras providências necessárias para garantir o bem-estar durante a execução dos serviços. O decreto perdurará durante todo o estado de intensa onda de calor.
A iniciativa tem como objetivo principal resguardar a saúde dos trabalhadores que desempenham papel essencial no cuidado da cidade, reduzindo os riscos doenças. A determinação do prefeito leva em consideração o aumento expressivo da temperatura, ocasionado pela intensa onda de calor que atinge todo o país.
O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, reforça que a iniciativa atende, exclusivamente, as equipes que atuam nas ruas e outros espaços públicos. A medida vai abranger mais de 300 servidores.
Conforme Circular n° 070/2023, elaborada pela Limpurb com base no Decreto n° 9.800, a alteração temporária da jornada de trabalho funcionará da seguinte forma:
Equipe Itinerantes: das 6h às 11h30.
Equipe Varrição (centro): das 6h às 11h30 e das 16 às 21h.
Equipe Zeladoria: das 6h às 11h30 e das 14h às 16h.
Equipe Cata-treco: das 6h às 11h30 e das 14h às 16h.
Equipe Bolsão de Lixo: das 6h às 11h30 e das 14h às 16h.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews