Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeita de cidade de MT decreta situação de emergência hídrica para combater crise de abastecimento de água

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Devido ao auge do período de seca, a Prefeitura da cidade de Cáceres (220 Km de Cuiabá) decretou situação de emergência e determinou uma proibição da utilização de água tratada fornecida pela empresa Águas do Pantanal, para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos e veículos com o uso de mangueiras e/ou utilização de bombas de alta pressão de uso doméstico.

A medida foi oficializada nesta segunda-feira (11) por meio de um decreto assinado pela prefeita Antônia Eliene Liberato (PSB).

Para a proibição, a prefeita considerou alguns fatores, como o término antecipado do período chuvoso deste ano, que, consequentemente, provocou uma baixa abrupta de nível no Rio Paraguai e seus afluentes, entre eles, os rios Sepotuba e Jauru.

Nesse contexto, o decreto ressalta que “eventual irregularidade na distribuição das chuvas causará insuficiência na recarga dos mananciais, comprometendo o abastecimento de água, principalmente nos bairros Nova era, Jardim Padre Paulo, Residencial Aeroporto, Vitória Régia, Jardim das Oliveiras, Cohab Nova, Vila Real, entre ouros”.

Eliene deixa claro que a proibição será válida até que o período de estiagem chegue ao fim e seja reestabelecida a normalidade no abastecimento de água na cidade.

“Excetuam-se das restrições contidas deste artigo, as ações promovidas pela Administração Pública Municipal, na manutenção das vias, praças e logradouros, bem como na irrigação de plantas e vias das quais visem a melhoria de condições da qualidade do ar”, ressaltou a gestora.

Durante o período de vigência da nova lei, o Poder Público deverá realizar todas as ações necessárias para seu cumprimento, inclusive com a aplicação de medidas jurídico-administrativas a quem desobedecer ao decreto.

“A Situação de Emergência, objeto deste Decreto, permitirá que a Secretaria de Assistência Social garanta o acesso temporário água tratada e de qualidade a população em situação de vulnerabilidade social, mediante a tramites administrativos internos como demais órgãos da estrutura administrativa do município, pelo período necessário, até a sua normalização”, concluiu.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.