Uma aventura sonora pelo universo do cinema, com apresentação das trilhas de Star Wars e grandes clássicos da Disney. Essa é a proposta do programa preparado pelo jovem maestro Reno Ramires, para o próximo concerto da Série Cerrado, do Instituto CirandaMundo, que acontece neste sábado (02), no Teatro Zulmira Canavarros. Uma aventura sonora pelo universo do cinema, com apresentação das trilhas de Star Wars e grandes clássicos da Disney. Essa é a proposta do programa preparado pelo jovem maestro Reno Ramires, para o próximo concerto da Série Cerrado, do Instituto CirandaMundo, que acontece neste sábado (02), no Teatro Zulmira Canavarros.
A participação do jovem regente, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob orientação da professora Flávia Vieira, mostra a importância do trabalho realizado pelo Instituto Ciranda, na formação de músicos profissionais. “É parte fundamental da minha trajetória. Eu aprendi muito e pude me lapidar como maestro assistente, como regente de repertório sinfônico. Sou muito grato a tudo que o Instituto Ciranda me proporcionou”, resume Ramires. Mais um concerto emblemático da Temporada Artística 2023, no ano em que o Instituto Ciranda completa 20 anos de atividades. No entanto, para o maestro Murilo Alves, esse concerto, que marca o fim das atividades de Reno Ramires, como regente assistente da Orquestra CirandaMundo, tem um significado muito importante, especialmente no sentido pedagógico.
“É o Instituto Ciranda cumprindo seu papel pedagógico, social, sociocultural e artístico, em todas as frentes desse processo de desenvolvimento musical. Missão cumprida, com mais um jovem regente, que teve a oportunidade de aprimorar seu talento e se desenvolver junto com a nossa orquestra. Agora, o Reno segue para Portugal, onde vai fazer mestrado em regência”, resume Alves.
Trilhas de cinema
Sobre o repertório preparado para mais um concerto da “Série Cerrado”, Ramires conta que decidiu estabelecer uma comunicação mais direta com o público, trazendo músicas muito conhecidas, como o tema de Star Wars, a trilha de Como Treinar Seu Dragão e também músicas de filmes da Disney. “Escolher trilhas de filmes é falar sobre essas histórias que nos cativam e que nos levam a pensar sobre o futuro. Vai ser um concerto lindo e alto-astral, pra toda família, porque essas músicas são atemporais”, garante.
Cultura e cidadania
Desde o ano de 2003 o Instituto Ciranda – Música e Cidadania desenvolve ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. São mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Poconé. Somente na capital, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.
Parceiros
Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Eletrobrás Eletronorte, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA), o Instituto Saga e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.
Acessibilidade Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para deficientes visuais (audiodescrição) e deficientes auditivos (intérprete de libras).
Serviço:
Concerto da Orquestra Ciranda Mundo
Quando: 02 de setembro
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Horário: 20h00
Ingressos: R$2,00 mais 1 kg de alimento não perecível
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews