Sophia @princesinhamt
Notícias

Operação prende sete pessoas por embriaguez ao volante em Várzea Grande

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

A Operação Lei Seca prendeu sete pessoas por embriaguez ao volante na madrugada desta quinta-feira (15.12), na Avenida Prefeito Murilo Domingos (antiga Av. 31 de Março) no bairro Manga, em Várzea Grande.

Durante a ação foram realizados 128 testes de alcoolemia. Foram registradas 64 autuações, sendo 26 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 12 por conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quatro por conduzir veículo sob efeito de álcool, três por recusar teste de alcoolemia e sete por outros motivos diversos. 
 
Dentre os 126 veículos fiscalizados na operação 42 foram removidos por irregularidades (27 carros e 15 motocicletas) e foram recolhidos 15 documentos, sendo 14 CNHs e uma CRLV. 
 
A operação é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (GGI/Sesp) e nesta edição contou com as forças integradas do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Guarda Municipal de Várzea Grande, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

(Com supervisão de Alecy Alves)

2025 word2

A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel, toma posse à frente da instituição para o biênio 2023-2024 nesta quinta-feira (12.01). A nova gestora foi nomeada pelo governador Mauro Mendes no dia 19 de dezembro passado e é a primeira mulher a comandar a instituição, que completa 181 anos de criação, em 2023.

A cerimônia será realizada a partir das 15 horas, no Auditório Gilson de Barros, no prédio da Controladoria Geral do Estado, no Centro Político Administrativo.

Daniela foi escolhida por meio de uma lista tríplice apresentada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia, após votação realizada no dia 7 de novembro. A delegada foi a mais votada pelos colegas, recebendo 204 dos 249 votos válidos. 

Na ocasião, será empossada também a nova diretoria da Polícia Civil:

Delegado-geral adjunto: delegado Rodrigo Bastos da Silva
Corregedor-Geral: delegado Jesset Arilson Munhoz de Lima
Diretor Metropolitano: delegado Wagner Bassi Junior
Diretor do Interior: delegado Walfrido Franklim do Nascimento
Diretor de Atividades Especiais: delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira
Diretor de Execuções Estratégicas: delegado Mário Demerval de Resende 
Diretor de Inteligência: delegado Juliano Silva de Carvalh
Diretor da Academia de Polícia: delegado Fausto José Freitas da Silva
Chefe de gabinete: delegada Ana Paula de Faria Campos

A posse será transmitida pelo Instagram da Polícia Civil no endereço: http://@policiacivil_mt

Serviço:

O que: Posse da delegada-geral da Polícia Civil e diretoria

Quando: 12 de janeiro de 2023, às 15h

Local:Auditório Gilson de Barros, Controladoria Geral do Estado – Centro Político Administrativo

Contato: Assessoria de Comunicação – Camila (99972-1234) / Raquel (99987-3616)

2025 word2

A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 foi aprovada pela Assembleia Legislativa, em segunda votação, durante sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (11). Para este ano o orçamento será de R$ 30.815.457.609,00, ficando 15,91% acima do valor previsto para o exercício de 2022, quando o orçamento foi R$ 26,585 bilhões.

A proposta de execução orçamentária das principais ações governamentais para 2023 recebeu mais de 200 emendas parlamentares. Após aprovação da Casa de Leis, a LOA retornará para análise do Poder Executivo para sanção ou veto de algumas emendas e publicação em Diário Oficial.

Conforme o projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado e discutido entre os deputados estaduais, a prioridade para 2023 é manter os investimentos no nível que vem sendo executado, com a destinação de cerca de 15% da receita corrente líquida para ações e serviços públicos.

Dentre as áreas que devem ser priorizadas e receber mais investimento está a educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. O objetivo é desenvolver ações que buscam melhorias nas políticas públicas voltadas ao cidadão, contemplando todas as regiões do estado e mantendo o foco nos direitos e necessidades da população.

A LOA é uma lei de iniciativa do Poder Executivo que contém normas gerais para elaboração e controle dos orçamentos do Estado, conforme os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA) e as diretrizes estabelecidas pela LDO. Nela é estabelecido o orçamento fiscal referente aos três Poderes Estaduais, Ministério Público, fundos,  órgãos e entidades da administração direta e indireta.

O orçamento anual é um dos principais instrumentos de planejamento da administração pública, definidos pela Constituição Federal, e sua elaboração é obrigatória para todos os entes da federação. Ele traz as receitas previstas e as despesas fixadas que serão estruturadas na forma de programas de governo.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.