Sophia @princesinhamt
Notícias

Novo projeto de lei impõe obrigação ao réu de arcar com custas advocatícias em caso de pensão alimentícia

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
projeto obriga reu pagar custas advogado caso pensao alimenticia

Via @camaradeputados | O Projeto de Lei 321/24, que tramita na Câmara dos Deputados, determina que o réu pague as custas e honorários dos advogados da outra parte em caso de concessão de pensão alimentícia. A regra vale mesmo quando o juiz estipular valor da pensão menor do que o solicitado. O texto inclui a obrigação na Lei de Alimentos.

o deputado Marangoni (União-SP), autor da proposta, a fixação da pensão em valor menor que o pedido não configura a chamada sucumbência recíproca, quando cada parte da ação sai parcialmente vencedora e vencida, situação em que a ambas interessa recorrer da decisão judicial. Essa interpretação poderia gerar dúvida em relação à obrigação do pagamento dos honorários, situação que é esclarecida pelo projeto.

“Quando o juízo julga procedente o pedido de alimentos, mas fixa-os em valor inferior ao requerido, atendendo à capacidade econômica do réu/alimentante, este deve arcar com o pagamento de custas e honorários”, considera o deputado

Próximos passos

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada, segue direto para o Senado.

2024 word3

Marangoni é o autor do projeto

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rodrigo Bittar
Fonte: @camaradeputados

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.