A maior ponte de mato grosso que está sendo construída pelo Governo do Estado vai reduzir os custos de transporte para quem tem somente a balsa como meio de transporte terrestre para cruzar o Rio Juruena, entre Nova Bandeirantes e Cotriguaçu, e desenvolver economicamente a região. A melhoria na logística já está atraindo novos investidores, conforme o prefeito de Nova Bandeirantes, César Augusto Périgo.
“A ponte para nós vai ser a redenção da região. Já é um divisor de águas para o investidor, porque vai encurtar caminho. Estão chegando as traddings, investimentos em armazéns, lavouras. Vamos agora para 30 mil hectares de lavoura esse ano”, afirmou.
Com investimento estadual de R$ 252,8 milhões, a ponte de 1.360 metros, na MT-208, começou a ser construída pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) em abril de 2023 e a previsão é que seja entregue em 2026.
Atualmente, travessia é feita somente de balsa – foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Segundo o prefeito, atualmente, os motoristas pagam valores que variam de R$ 120 a R$ 450 por veículo, dependendo do porte, para atravessar de balsa.
“Além de ser demorado, é caro. Hoje para um caminhão passar custa quase 400 reais. Então, hoje é economicamente inviável para uma empresa investir em soja e gado. De balsa é muito sacrifício, demora e, dependendo do horário que chegar, já não tem mais balsa”, afirmou.
Nova ponte vai agilizar o transporte e reduzir custos – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
A balsa faz seis travessias diárias entre Nova Bandeirantes e Cotriguaçu, sendo três para cada destino. Em média, 90 veículos atravessam por dia pelo local.
A ponte vai interligar as regiões norte e nordeste do Estado.
Entre as culturas produzidas no município estão soja, milho e algodão.
Governo também está asfaltando trecho da MT-208 – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Com base nessa prospecção de melhoria na logística, as terras na região já valorizaram.
“Algumas empresas procuraram o município interessadas em fazerem investimento. Estão previstos mais dois armazéns, com investimento de mais de 100 milhões de reais. Para nós, já é uma nova história, uma área que valia em torno de R$ 30 mil reais o hectare, hoje vale R$ 150 mil o hectare”, declarou.
No trajeto da ponte, o Governo do Estado também está construindo outras três pontes, com 50, 30 e 15 metros de comprimento e o asfaltamento de 59 km da MT-208, ligando os municípios da região.
Fonte: primeirahora