A secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde (332 Km de Cuiabá) informou que do dia 1º de janeiro até a última sexta-feira (17/02), foram registradas 246 notificações de dengue e 91 casos confirmados da doença no município, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O número coloca o município em alerta, uma vez que Lucas do Rio Verde conta atualmente com aproximadamente 68 mil habitantes – o que representa o total de uma pessoa contaminada a cada 745 habitantes, em média.
A secretaria emitiu um alerta à população luverdense, para que reforce os cuidados necessários à prevenção e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e, em alguns casos, da síndrome de Guillain-Barré.
“Nessa época do ano, em que chove com frequência e faz bastante calor, aumenta o número de criadouros do inseto, porque a fêmea encontra muitos locais com água parada, condição adequada para ela depositar seus ovos”, destacou a coordenadora de Endemias, Mirian Campos.
Aproveitando que muitas pessoas estão em casa neste feriadão de carnaval, a secretaria desenvolveu na última semana uma campanha de conscientização em suas redes sociais, alertando a população sobre cuidados e os perigos do mosquito da dengue.
“A população precisa aproveitar o feriado prolongado para checar os quintais e terrenos, certificando-se que nesses locais não tenha nenhum objeto ou material que acumule água, com potencial para transformar-se em criadouro do Aedes aegypti”, concluiu.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews