Sabe aquela sensação boa de relaxar na água quentinha? Que parece lavar a alma? Pois é. A água tem muitos benefícios e um deles é proporcionar qualidade de vida no tratamento de enfermidades; bem como no pós-operatório; ou ainda em casos de acidentes ou até enquanto se vive aquela espera de gerar outro ser. Diariamente, há pacientes sendo atendidos gratuitamente com sessões de hidroterapia ortopédica com água aquecida.
O coordenador de Atenção Secundária, Matheus Leandro Freiria, pontua que todo o encaminhamento é realizado via Programa de Saúde da Família (PSF). “Os médicos que atuam nos PSFs são os responsáveis por analisar e encaminhar os casos para o Centro de Reabilitação Renascer para atendimento. Também no Renascer os profissionais fazem uma análise de cada caso e um programa de exercícios é elaborado de acordo com a necessidade de cada paciente podendo o usuário ser encaminhado para a hidro pelo próprio fisioterapeuta”, explica.
Segundo Matheus, hoje o Município usa a hidroterapia ortopédica para tratamento de várias patologias como é o caso de pacientes com fibriomialgia, pós-acidentes, pós-operatório de coluna; gestantes; cirurgias ortopédicas e artrose. E claro, cada caso segue a orientação médica para a realização da hidro e, no momento do exercício, cada ação é acompanhada de perto por fisioterapeutas.
Uma das responsáveis pelas aulas, a fisioterapeuta Cristina Micaela dos Santos Oliveira Querino, pontua que a hidro proporciona ao paciente a uma melhora geral no quadro com alívio de dores, melhora na capacidade cardiorrespiratória, aumento da força muscular e, também o relaxamento muscular. “Cada paciente passa por uma avaliação particular para a realização da hidroterapia ortopédica”, destaca.
E como sempre vale lembrar: todo e qualquer atendimento da rede municipal de saúde tem como entrada o PSF mais próximo da residência do usuário. “Precisou de apoio? Procure o PSF para atendimento e encaminhamento”, frisa Matheus.