Sophia @princesinhamt
Notícias

Município aplica mais de 100 doses de vacinas contra Covid-19 e meningite: Saiba como se proteger

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Publicado em:
31/03/2023 às 17:03:00
Fonte: da Prefeitura

A Secretaria de Saúde de promoveu, na noite de quinta-feira (30), uma especial para vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a Covid-19, com a 1ª, 2ª e 3ª dose e Meningocócica C para o público em geral, para pessoas até 59 anos, que nunca tomaram a vacina. A ação foi realizada na Vigilância em Saúde.

O objetivo da ação foi oportunizar um horário diferenciado, fora do horário comercial, principalmente para os pais e responsáveis para que levassem as crianças para serem vacinadas. Ao todo, 130 doses foram aplicadas, sendo 45 da Pfizer Baby, 7 da Pfizer Pediátrica, 11 doses de Coronavac e 67 Meningocócica C. 

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, pontua que “foi uma ação importante, colocamos horários alternativo justamente para auxiliar que os pais e as pessoas consigam participar. Isso mostra comprometimento dos pais e dos profissionais. Esse horário facilitou muito a vida dos responsáveis pelas crianças que nem sempre conseguem ir aos PSFs”, explica.

Vacinas

A Pfizer Baby: para crianças de 6 meses a 4 anos (1, 2ª e 3ª dose) por agendamento telefônico no PSF V Pioneiro (65-3548-2381) e no PSF XII Jardim Primaveras (65-3548-2392). 

Pfizer Pediátrica: para crianças de 5 a 11 anos (1ª, 2ª e 3ª dose) no horário normal de apenas nas unidades de saúde dos PSFs V Pioneiro, VII Jardim Primaveras e XII Veneza.

Bivalente: disponível em todos os PSFs, para pessoas de 60 anos acima, gestantes e puérperas, imunossuprimidos de 12 anos acima, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores da saúde.

Tríplice e Poliomielite: disponível nos PSFs Rio Verde, IV Alvorada, X Cerrado, XI Tessele Junior e XV Jaime Seiti Fujii – para rotina do calendário vacinal (crianças de 12 e 15 meses e com 4 anos) e adultos que não tenham registro vacinal.

Caderneta em

Manter o calendário vacinal em dia é importante para garantir proteção à saúde de todos e evitar a volta de doenças que já não fazem mais parte do cotidiano, como a coqueluche, sarampo, paralisia infantil e até mesmo a Covid-19, na forma mais grave da doença.

Lucas do Rio Verde conta com vacinas para todas as etapas da vida: criança, adolescente, adulto e idoso, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). O Município possui 17 salas de vacinas, além de duas no setor rural. Lembrando que a vacina é o melhor remédio, você se protege e protege também quem você ama.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.